Penafiel 0 - 3 Benfica: Show de Gaitán e Golos do Brasil
Este primeiro jogo de 2015 estava a dar conta dos meus nervos até começar. Das dezenas de anos que levo a ver o Benfica há alguns campos que só de ouvir falar fico mal disposto. No top está este Estádio 25 de Abril em Penafiel. 1986, 1989, 1991, 1992 e 2005, anos em que a passagem por Penafiel significou perder pontos. Quando estiveram estes 8 anos fora da divisão maior foi um alivio e mesmo assim conseguiram ir à Luz resistir na Taça de Portugal até aos penaltis em 2008!
Jogo no inverno, meia equipa de fora, entre lesionados, impedidos e vendidos, jogar depois dos perseguidores terem goleado, Porto, Vitória e , até o Sporting, sentia-se a pressão que já tinha vivido há uns anos por esta mesma altura na Trofa.
Para este jogo Jesus resolveu apostar, finalmente, em Lisandro ao lado de Jardel. O argentino justificou plenamente a escolha. Maxi e André Almeida nas alas, completaram a defesa.
No meio jogou Cristante a "6", Talisca a "8", Ola John e Gaitán foram trocando entre direita e esquerda. Na frente, Jonas e Lima.
Júlio César teve uma das noites mais tranquilas da sua carreira aproveitando para fixar em 537 minutos o registo de imbatível na Liga. Ultrapassou Oblak que tinha 535 minutos sem sofrer golos na temporada passada.
Se o Benfica tinha muito que improvisar no "11", o mesmo se pode dizer do Penafiel. Na baliza, no centro da defesa e na dupla mais recuada do meio campo, Rui Quinta também teve que fazer ajustes. Percebe-se que os nortenhos tenham tentado defender como podiam, tentando pressionar sempre quem conduzia a bola. Aliás, Rui Quinta revela ter um discurso bem positivo sendo uma excepção ao que estamos habituados a ouvir por cá. Merece sorte, apesar da minha embirração assumida com o emblema que treina.
Sem grande velocidade e com um futebol algo previsível, o Benfica dominava mas não criava perigo. Foi Coelho, o guarda redes da casa, que ofereceu a primeira boa ocasião mas Jonas reagiu tarde.
Depois apareceu o maior craque actual do Benfica, Nico Gaitán resolve fazer um passe antes da linha do meio campo que Lima recebe superiormente já na grande área. O brasileiro tira o central do caminho e à saída do guarda redes entrega a bola a Talisca que só teve de encostar. Um monumental passe de Gaitán e estava desfeito o nó.
Antes do intervalo, Nico tentou marcar num belo pontapé fora da área mas não teve sorte no destino.
A segunda parte começou da pior maneira, um livre para a área e Rabiola marca de cabeça. Segundos de calafrios... Estava adiantado, não é Montero portanto, golo bem anulado.
Mas ficou o enorme susto. Vi vários momentos do passado a passarem-me pelo pensamento naqueles segundos. Felizmente, o aviso foi levado a sério e o Benfica não deu mais oportunidades, tirando um livre frontal que o irmão de Carlos Martins não aproveitou.
Tony tem tanto de simpático como de ingénuo, só isso explica aquele agarrão que valeu o 2º amarelo ao lateral do Penafiel. Tudo ficou menos complicado.
Sem que o adversário assustasse muito, o 0-1 era sempre curto até ao fim, por isso foi com alivio que vi Ola John entregar uma bola de jeito a Maxi que foi feliz no cruzamento a que Jonas respondeu com uma peitaça para o 0-2. A missão estava cumprida. Ainda houve tempo para vermos um canto resultar em golo, Gaitán cruza e Jardel sem oposição aproveita para se estrear a marcar no campeonato. Excelente final!
Falemos do meio campo.
Cristante parece ter tudo para resultar naquela posição "6". Impressionante à vontade a fazer passe longos para ambas as alas, boa técnica e boa leitura de jogo. O problema é o excesso de confiança nos dribles, especialmente quando sai a fintar ou contorna adversários no limite ainda no seu meio campo e perto da sua área. Também terá que ser menos ingénuo nas faltas que faz e ganhar um pouco de agressividade.
Talisca a "8" era o que se esperava desde que chegou. Mas como o avanço no terreno resultou em golos só agora aparece nesta posição. Já aqui disse e hoje volto a repetir, o brasileiro tem cabedal, tem finta, tem noção táctica e posicional, acima de tudo tem ... golo. Já leva 10 em jogos oficiais!
Acho que pode melhorar muito e revelar-se bom jogador naquele espaço mas por agora fica aquela imagem de Jesus incrédulo, como eu, a gritar para dentro de campo: "Talisca, que foi isso, pá?" após perda de bola infantil.
Uma palavra para Ola John que procurou ganhar espaço vindo para o centro do terreno com algumas boas iniciativas. Quanto mais rápido for com a bola e na desmarcação melhor será porque não tem tempo para pensar e as coisas saem de improviso. Quando tem tempo é que é pior...
Jonas e Lima na frente formam uma dupla interessante que continua a ganhar entrosamento, o ex-Valência fez o 10º golo da época!
Nico Gaitán é um luxo que que temos de preservar.
Sulejmani, Derlei e Gonçalo Guedes também foram a jogo. O sérvio cada vez mais recuperado da lesão, o brasileiro sempre pronto para ir à luta e o miúdo a estrear-se em jogos de campeonato.
Soube muito bem esta vitória em Penafiel, 7ª vitória seguida na Primeira Liga.
Este foi só mais um jogo em que o Benfica não fica sem marcar no campeonato. Mais precisamente, o jogo número 80 a marcar golos sem interrupções!





















