Lembrar 2014, Lançar 2015 Com... João Tomaz
É o autor da biografia do melhor basquetebolista português, Carlos Lisboa, editada há poucas semanas. Juntamento com Fernando Arrobas, lançou recentemente o livro Plantel Glorioso que sucede a outra publicação, 110 Histórias à Benfica. É editor do blog Benfiquistas Desde Pequeninos e partilha aqui a sua visão de 2014.
O Benfica em 2014
Qual o jogo deste ano que nunca esquecerás e porquê ?
Há vários jogos que nunca esquecerei. A ter que referir apenas um, Benfica-porto, 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal. Era a derradeira hipótese do porto conquistar algum título em 13/14, Siqueira expulso a meio da 1ª parte, 1-2 na eliminatória a termos que marcar dois golos com 10 e demos a volta. Se, daqui a uns anos, verificarmos que o Benfica recuperou a hegemonia do futebol português, que fique registado que foi este jogo que marcou a viragem.
Das largas dezenas de golos marcados, qual o que mais festejaste ?
Enzo Perez, 2-0 ao Sporting. Não só por ter sido um excelente golo na sequência de várias oportunidades desperdiçadas e ter assegurado uma vitória que, praticamente, garantiu a conquista do campeonato, mas também por estar em Luanda e não ter estado na Luz, sendo o único Benfica - Sporting que não vi ao vivo desde miúdo.
E dos poucos sofridos qual foi o que te custou mais a encaixar ?
Benfica - Sporting 1-1, 3ª jornada 14/15. Custa muito não ganhar um derby em que fomos superiores porque o nosso guarda redes deu um frango e, pior do que isso, não me surpreender.
Juntando as duas meias épocas vividas em 2014, qual é o "11" ideal do ano ?
Oblak, Maxi, Luisão, Garay, Siqueira, Fejsa, Markovic, Enzo, Gaitán, Rodrigo, Lima.
Nota importante: O peso das conquistas em 13/14 é superior ao das expectativas de conquistas em 14/15, logo esta escolha é enviesada. Por exemplo, acredito que o Júlio César e o Jonas em nada ficam a dever ao Oblak e Rodrigo, respectivamente.
De olho em 2015
Jorge Jesus, é para renovar ou já chega e no verão venha outro. Quem?
Renovar, mesmo que não sejamos campeões. Se o J.J.quiser sair, apostaria no Rui Vitória. Conhece a realidade nacional, está identificado com o Benfica, tem um percurso consistente e bem sucedido, com recursos limitados, num clube em que há pressão dos adeptos.
O Mercado de Transferências em Janeiro vai ser um pesadelo ou em Fevereiro estamos muita fortes ?
Somos o Benfica!
Guardas férias para Maio de maneira a festejares à vontade curando ressacas em casa ou não estás assim tão confiante ?
Somos os principais candidatos ao título. Nas restantes competições também, mas são provas a eliminar, nunca se sabe.