Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Dez Anos de Desilusão à 1ª Jornada

 

O jogo de domingo marca o arranque do campeonato nacional 2014/15 para o qual o Benfica parte como Campeão. Ao contrário do que aconteceu há um ano, hoje temos tudo a nosso favor em termos de calendário e moral. A recta inicial da Liga na temporada passada assustava com passagens pelos Barreiros, Alvalade e Guimarães, após um final de época dramático. Desta vez recebemos o Paços de Ferreira que só não desceu porque bateu o Aves num inédito Playoff. Depois vamos ao Bessa jogar contra o regressado Boavista vindo do... Campeonato Nacional de Seniores.

 

Concentremo-nos neste primeiro jogo. Jogar na Luz contra o Paços de Ferreira, com Paulo Fonseca de volta ao banco, tem que ser encarado como um desafio a vencer para dar continuação à inversão de disposição entre os adeptos benfiquistas que começou em Aveiro após uma pré época, digamos, desgastante. Isto até aqui são só evidencias que qualquer adepto entende.

 

Juntemos então o factor enguiço. Um enguiço que nos tem atormentado na última década. O último arranque de campeonato decente que vimos o Benfica fazer aconteceu em 2004! Faz agora 10 anos que fomos ganhar a Aveiro, lá está, ao Beira Mar por 2-3.

Depois desse jogo tem sido um incrível desfilar de resultados decepcionantes que vale a pena recordar.

 

Em 2005/2006 empatámos contra a Académica por 0-0 em Coimbra na estreia de Ronald Koeman no banco para o campeonato e depois de termos vencido a Supertaça no Algarve ao Vitória de Setúbal.

 

Em 2006/2007 perdemos no Bessa , contra o Boavista por 3-0. A estreia fez-se à 2ª jornada uma vez que a 1ª jornada foi adiada para Dezembro. Foi uma entrada inesquecível de Fernando Santos na Liga com as cores do Benfica.

 

Em 2007/2008 empatámos novamente no Bessa mas dessa vez como casa emprestada ao regressado Leixões na noite em que jogámos de rosa claro pela primeira vez na Liga. Um empate tardio que valeu o despedimento de Fernando Santos que no Bessa começou e no Bessa terminou a sua missão no Benfica em termos de campeonato.

 

Em 2008/2009 o Benfica empatou em Vila do Conde contra o Rio Ave. 1-1 na estreia de Quique Flores no campeonato.

 

em 2009/2010, empatámos na Luz a uma bola contra o Marítimo no primeiro jogo de Jesus pelo Benfica na Liga.

 

Em 2010/2011 perdemos em casa com a Académica por 1-2. Um arranque de pesadelo após termos sido campeões.

 

Em 2011/2012 empatámos em Barcelos a duas bolas. Parecia que ia acontecer, finalmente, uma vitória depois de estarmos a vencer po 0-2 mas acabou empatado.

 

Em 2012/13 empatámos na Luz frente ao SC Braga 2-2.

 

Finalmente, em 2013/14 perdemos no Funchal com o Marítimo por 2-1.

 

Como se pode ver é um longo historial que eu tenho documentado como podem comprovar carregando nos links de cada frase. Preocupa-me este trauma da jornada 1 porque já vi de tudo. A jogar em casa, a jogar em casa emprestada, a jogar contra equipas vindas da 2ª divisão, adiando a estreia, repetindo os adversários, enfim... Já aconteceu de tudo um pouco e a vitória inaugural nunca chega. Temos que acabar com isto no domingo. A equipa é a detentora de todos os troféus nacionais, vem de duas finais europeias seguidas, acabou de ganhar a Supertaça, joga em casa, não há desculpas para não encher a Luz. Vencer este primeiro jogo seria um ponto de partida óptimo e terminava com esta série negra de todo inexplicável.

Contra o Paços de Ferreira é para ganhar e assinar uma estreia como já não se vê há dez anos. Não é pedir muito, pois não?

 

 

 

5 comentários

Comentar post