Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Benfica 4 - 0 Portimonense: Líderes!

_JPT5517.jpg

O futebol é tão popular pelas emoções que nos dá. O futebol do Benfica é um caso ainda mais sério. O facto do futebol do Benfica ganhar um jogo não significa paz no reino da águia. Não é assim tão simples. Nunca foi, nunca há de ser. O facto do Benfica estar a ser treinado por um homem que pegou numa equipa destroçada a 7 pontos do líder e ter desatado a ganhar jogos não quer dizer que a nação benfiquista o considere consensual. Ganhar 25 jogos no menor espaço de tempo, ter ganho todos os jogos para a Liga fora da Luz desde Janeiro, apresentar o melhor ataque e melhor defesa, não são um seguro anti contestação. Porque, lá está, no universo vermelho não chega ganhar. É preciso ganhar a jogar à Benfica. 

Isto tudo junto faz com que o Benfica seja um clube sempre em constante discussão e com uma exigência superior. 

Por isto, os benfiquistas ao chegarem à Luz nesta 4ª feira à noite para o nono jogo da Liga NOS mostravam logo descontentamento com a relva. E com a chuva que ia piorar a relva. Depois são conhecidas as equipas e mais uma hora de discussão global. Porquê Jardel? Samaris e Gedson? Chiquinho e Vinicius? 

Os grupos de WhatsApp enchem-se de indignações e previsões, nas bancadas discute-se se são os melhores jogadores ou não. A desconfiança sempre a reinar. A impaciência de uma multidão que não quer só ganhar, exige futebol de gala. 

Ninguém quer saber se o Portimonense vem com uma compacta linha de 5 defesas e com a lição bem estudada quanto à rotação interior do jogo do Benfica. Mesmo com a equipa de Folha a mostrar atrevimento nas saídas e com jogadores de qualidade a ameaçarem a baliza do Benfica, as bancadas não se impressionam. Depois, Anzai tem uma grande oportunidade mas Odysseas voltou a ser determinante, tal como em Tondela, e estava lá quando tinha de estar. 

Entretanto, o Benfica chega ao golo por André Almeida e festeja com Veríssimo que treina as bolas paradas. O Benfica marca bem de bola parada apesar disto também já ter sido tema de profunda reflexão em canais como o 11, por exemplo. 

O Benfica a ganhar, a relva a aguentar e o Porto a empatar na Madeira. Ao intervalo os sorrisos voltaram à Luz. A disposição dos benfiquistas no estádio melhorou em meia parte de um jogo. 

A boa disposição alastrou-se ao balneário do Benfica e a equipa volta para uma segunda parte à... Benfica.

Samaris e Gabriel no meio estiveram bem, Cervi com o bom entendimento do costume com Grimaldo que assinou uma exibição espectacular. Gedson beneficiou da noite inspirada de André Almeida e Chiquinho justificou a titularidade e mostrou que pode ser perfeitamente uma solução para jogar a segundo avançado. Vinicius bisou e com enorme qualidade de finalização.

Uma goleada por 4-0 depois de um empate do Porto com o Marítimo, uma exibição com momentos empolgantes e o Benfica isolado na liderança do campeonato transformam uma 4a feira cinzenta numa bela noite de outono.

E de repente, a relva já não é problema, o Vinicius já não é caro, o Chiquinho já não é dúvida, o Odysseas já não é intranquilo, Lage afinal sabe o que está a fazer e no sábado é para confirmar isto tudo. 

O futebol vive destes contrastes, um jogo que parece perdido pode acabar em euforia como se viu no Liverpool - Arsenal que aconteceu ao mesmo tempo deste Benfica - Portimonense. Mas o futebol do Benfica não é só contrastes, é mudança de semblante e estados de espírito de jogo para jogo, de uma primeira parte para uma segunda parte, do fim de semana para o meio da semana. E ainda bem que é assim. 

Enquanto todos percebermos que o mais importante no final do dia é termos ficado com os 3 pontos, tudo o resto se resolve. O treinador assume que só ganhar não chega, gosta do apoio dos adeptos o jogo todo e sabe ouvir as exigências no fim e até concorda que é preciso jogar à Benfica. Quando tudo acontece, ganhar a jogar à Benfica, todos ficamos aliviados. Nem é felizes, reparem, é aliviados. Porque sabemos que não se atingiu a perfeição por um resultado gordo, uma exibição agradável e a liderança isolada na Liga. A maratona é muito longa, isto é só uma noite de Outono, a nossa meta é um Maio bom. Mas quando tudo funciona como queremos sentimos que estamos todos a ser Benfica. Esta harmonia é rara e valiosa, motiva por dentro e assusta os de fora. Sentir que podemos ter muitas noites assim é o que faz o futebol do Benfica ser fascinante. Saibamos nós vivê-lo e compreendê-lo.

Sábado há mais.