Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Benfica 2 - 0 Braga: "Eles Têm Medo de Nós"

_JPT0652.jpg

 Todas as fotos: João Trindade

 

A 25ª jornada reservava uma visita do Braga à Luz depois de na 1ª volta o Benfica ter perdido três pontos na Pedreira e ter sido surpreendido pela equipa de Sérgio Conceição na Taça de Portugal. Comparativamente, o mesmo Braga atravessou-se no caminho dos nossos rivais portistas por três vezes sem nunca lhes fazerem grandes cócegas nem no campeonato nem na Taça da Liga.

O ambiente ficou quente, do nosso lado constataram-se factos sobre a falta de garra do Braga contra o Porto, do lado do Braga respondeu o treinador com murros na mesa e o presidente com promessas de virem vencer. Nas redes sociais o clube minhoto deu show com vídeos dos seus golos contra o Benfica sob o lema de não há duas sem três, os adeptos encheram-se de si próprios e divulgaram fotos com uma faixa feita para os "gverreiros" a dizer "Ele têm medo de nós". Entre outros assuntos durante a semana, destaque para a notícia de que o prémio de jogo dos bracarenses seria o triplo do habitual.

 

 

O que o adversário e a imprensa não foram capazes de perceber é que nessas duas derrotas o Benfica fez exibições bem melhores do que o resultado. Na Pedreira depois de estar em vantagem a equipa de Jesus estava à procura de fazer o segundo golo quando um chutão para a frente encontrou o Éder que numa corrida fez um empate caído literalmente do céu. Na Luz a exibição ofensiva do Benfica foi destacada na altura por todos que viram o jogo.

Este Braga ganhou dois jogos na base de contra ataques, com sorte à mistura e bolas paradas. Desta vez, obviamente, o filme não foi o mesmo. Sem surpresas, Sérgio Conceição voltou a apostar na dupla Danilo e Tiba para segurar o meio campo e dar espaço ao trio mais atacante composto por Rafa, Ruben Micael e Pardo na esperança de servir José Luís mais perto do golo. Isto não resultou porque o Braga não teve bola nem oportunidade de responder com o tal contra ataque. Samaris e Jonas deram o exemplo ao verem cartão amarelo por faltas a travarem saídas do adversário. Nas bolas paradas o acerto defensivo do Benfica também foi exemplar e , portanto, lá foi todo o poderio do temível Braga.

_JPT0696.jpg

Só deu Benfica. Exibição de gala num triunfo que só merece discussão pela magreza do resultado.

Das três vezes que jogámos esta época com o Braga só agora podemos equipar com as nossas cores. Na Pedreira jogaram os da casa com as suas cores (se bem que este azul lhes fique melhor no contexto em que vivem) e na Luz para a Taça voltámos a jogar com equipamento secundário devido a uma regra que ninguém muda há décadas. Desta vez o Benfica entra em campo com a luz do sol a brilhar nos mantos sagrados encarnados e calções brancos, só podia correr bem.

 

Os adeptos perceberam que era preciso responder com presença no estádio e lá se conseguiu chegar a pouco mais de 60 mil nas bancadas. Apoio muito importante e ambiente sempre precioso nestas alturas de receber quem tanto nos quer mal. Boa a resposta dos adeptos junto da linha fundo onde o suplente Salvador Agra deu um show de idiotice. Horrível a mania dos "olés".

Espero que até ao fim a Luz não fique abaixo deste número de espectadores. Para muita gente a época começa em Março mas mais vale tarde do que nunca.

 

Por falar em adeptos, olhei várias vezes durante o jogo para o sector onde ficam os nossos adversários e constatei incrédulo que dos tais 1500 "gverreiros" prometidos não deviam estar mais de 500. Percebe-se, devem ter ficado em casa a ver no youtube os golos dos outros jogos e a pintarem faixas sobre o medo.

_JPT0732.jpg

 

Tal como Jesus tinha previsto, o jogo tornou-se fácil com a atitude certa e com o aparecimento do primeiro golo aos 21 minutos. Lima, Gaitán e Jonas fora da área com um remate cruzado, forte e colocado. Um regalo!

Jonas é um craque que chegou cá sob desconfiança de meio mundo e respondeu com 20 golos em todas as competições. Mas mais que os golos, Jonas espalha classe pelo relvado da luz. Há uma bola chutada para o ar em forma de balão e quando desce lá das alturas morre no pé do brasileiro numa recepção que merece um "vine" eterno. É um privilégio ter Jonas ao seu melhor nível entre nós.

Salvio, Gaitan, Samaris, Pizzi, Jonas e Lima, quando se envolvem em passes rápidos, jogadas de classe, o ataque do Benfica ganha uma aura de magia.

 

Se ao intervalo o 1-0 era injustamente curto e perigoso, a 2ª parte só veio confirmar que o Braga não tem mais para dar do que aquilo que já sabíamos. Tentaram pegar no jogo mas foram completamente atropelados por um Benfica que não só quer mais golos como ainda tem a preocupação de não deixar o adversário festejar na Luz. Foi o 9º jogo com a defesa do Benfica sem sofrer golos. Além de não deixarem o adversário marcar, os nossos defesa gostam de subir e mostrar como se marca. Eliseu, ao fim de dois ensaios atirou para acabar com as dúvidas. Foi o 4º golo do defesa esquerdo na Liga.

_JPT0769.jpg

 

Uma grande tarde de futebol na Luz com casa cheia, bela exibição do Benfica, uma vitória curta para tanto jogo e nem faltou a expulsão da ordem (mais uma que nem merece discussão) para os nossos adversários terem alguma coisa com que se entreter. Eu vou voltar a ver aquela recepção do Jonas.

 

Resto de boa época para o Braga e revejam lá isso do "medo".

 

Encher Vila do Conde e trazer os 3 pontos, é esta a nossa missão. Pena o "amarelo" ao Gaitán.

 

 

5 comentários

Comentar post