Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Benfica 1 - 0 Nacional: a 42ª Vitória de 2014

jon.jpg

 (Foto: João Trindade) 

 

Para o último jogo do Benfica num ano inesquecível apareceram na noite fria da Luz cerca de 15 mil adeptos e o resultado final foi a 42ª vitória da equipa de Jesus em 2014. Isto em 59 jogos oficiais disputados, 10 empates e 7 derrotas para mais de quatro dezenas de vitórias.

 

Hoje o jogo tinha um contexto especial, além de ser o último do ano civil era o primeiro de uma competição que o clube tem levado sempre a sério ao contrário dos rivais que já cuspiram várias vezes nela. Esta estreia na Taça da Liga foi o 33º jogo do Benfica que conta 25 vitórias, 7 vitórias e 1 derrota. Foi o primeiro desafio pós saída de Enzo e depois de uma pausa natalícia que, naturalmente, afectou a condição física dos jogadores.

 

Jorge Jesus não facilitou e utilizou a equipa mais competitiva que tinha. A prova disso é que se começa a 2ª com quase toda a equipa que lutou com o Braga na Taça de Portugal, desta vez com um desfecho positivo.

Sem grande ritmo mas com evidente propósito de vencer o jogo, o Benfica chegou ao golo ainda na 1ª parte num golo copiado do tal jogo com o Braga, Maxi a cruzar e Jonas a marcar de cabeça. Incrível a maneira como o ex-Valência se estreia em todas as competições nacionais, sempre a marcar! Foi este golo na Baliza Grande ( o Nacional utilizou a rábula de nos trocar o campo no começo ) que ditou a conquista de 3 pontos.

_JPT4028.jpg

 (Foto: João Trindade) 

 

Notas individuais, destaque para o jogo agradável de André Almeida, César, Cristante, Pizzi, Maxi e Jonas. Óptimo regresso de Sulejmani, boa entrada de Samaris, o aparecimento de Gaitán na segunda metade da partida a provar que á figura maior do Benfica desta época, e Julio César bem quando teve de intervir.

As questões em aberto para o próximo jogo, e para o novo ano, são: quantos lesionados vamos conseguir recuperar e em quanto tempo? quem ocupará as posições 6 e 8 no meio campo benfiquista?

Samaris leva meia temporada de aprendizagem a "6", Cristante "pede" uma oportunidade. Pizzi hoje esteve em campo mas na ala, Talisca parece precisar de repouso, Gaitán continua bem colado no flanco esquerdo... No segundo tempo vimos Cristante mais atrás e Samaris mais à frente mas não me parece que seja esta a aposta de Jesus. Urge resolver esta questão.

_JPT4108.jpg

 (Foto: João Trindade) 

 

Se não sair mais nenhum jogador destes mais utilizados, há opções interessantes para a segunda metade da época. Também não parece viável a entrada de alguém directamente para o onze, por isso há que aguardar com serenidade o desenvolvimento da equipa do meio campo para a frente e torcer pelo rápido regresso de Luisão, Sálvio e Ruben Amorim, além dos outros jogadores de baixa.

 

Hoje cumpriu-se a obrigação de somar 3 pontos, ficam a faltar dois jogos para conquistar o apuramento para a meia final. Para já, vamos na frente do grupo mas a um golo do Moreirense. Há que dar seguimento a esta vitória porque esta Taça, como todas em que entramos, é para vencer. Não é para ameaçar com juniores ou desprezá-la como muito boa gente tem feito ao longo dos anos.

 

É assim que acaba um ano memorável. Que 2015 nos traga mais alegrias que as de 2014 já estão no Museu. Boa entradas.

 

4 comentários

Comentar post