Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

A Maratona França 2016 Começa Hoje e Há Fantasy RedPass

O Brasil já faz parte do passado, chegou a altura de começar a sonhar com o verão de 2016. Em menos de dois anos a Europa decide quem serão os participantes da maior cimeira futebolística do Velho Continente.

A maratona começa hoje!

 

A UEFA resolveu alargar as jornadas de qualificação por vários dias prometendo não dar descanso aos fãs de futebol nas paragens das ligas internas.

São 8 grupos com 6 países mais 1 com 5 participantes. Cada grupo apura os 2 primeiros classificados e assim temos os primeiros 18 finalistas que se juntam ao país organizador, França. Depois o melhor 3º classificado também segue viagem. Os outros 8 terceiros classificados jogam um play-off a duas mãos, sistema que Portugal bem conhece, e assim ficamos com os 24 finalistas. Será o primeiro Europeu com tantas equipas.
Com tantos lugares disponíveis na fase final o mais complicado é ver alguma das Selecções de primeira linha falhar o apuramento. Não se espera nenhuma grande surpresa mas há algumas possíveis estreias no Europeu e várias lutas bem interessantes de seguir. Uma palavra para Gibraltar que se estreia nestas andanças e vai jogar no Estádio do Algarve onde poderemos ver os campeões do mundo e esperar uma invasão de adeptos polacos, escoceses e irlandeses até ao fim do próximo ano.

Vejamos com o que contamos para os próximos 14 meses.

 

Para os que vibram com estas competições deixo aqui o desafio de criarem uma equipa na Fantasy League que a UEFA criou para a Qualificação do França 2016 e juntem-se à mini liga do Red Pass com o código: 203760-581233

 

GRUPO A
Equipas:

Holanda, Republica Checa, Turquia, Letónia, Islândia, Cazaquistão

 

Num grupo com 6 equipas os 2 primeiros classificados apuram-se para a fase final e o 3º terá ainda a hipótese do play-off. É dificil imaginar outro vencedor de grupo que não a Holanda agora orientados por Guus Hiddink. A dúvida estará nos outros dois lugares de topo. A Turquia de Fatih Terim quer compensar a ausência do Mundial com uma qualificação directa mas os checos de Pavel Vrba, que fez tremendo trabalho no Viktoria Plzeň, são os favoritos para acabarem em 2º. A Letónia mostrou em 2004 como se pode surpreender a Europa do futebol mas a aposta para outsider do grupo vai para a Islândia treinada pelo sueco Lagerbäck que fez a vida negra à Suíça na caminhada para o Brasil com um inesquecível 4-4 em Berna.


Favoritos: Holanda, Republica Checa

 

 

GRUPO B
Equipas:

Bosnia-Herzegovina, Bélgica, Israel, País de Gales, Chipre, Andorra

 

Os dois países mundialistas lutarão pela vitória no grupo sendo que o 2º lugar não será dramático já que significa qualificação directa. A Bosnia-Herzegovina de Dzeko quer dar continuação à alegria que foi a estreia em fases finais de grandes competições e a Bélgica quer confirmar o seu estatuto de equipa da moda no futebol europeu com uma geração incrível de bons jogadores já refeitos da derrota com a Argentina. A dúvida está em quem chegará ao 3º lugar para o play-off. Israel deu um ar da sua graça ao empatar em Portugal na qualificação para o Brasil mas terá de ter em conta o factor Bale em quem o País de Gales aposta tudo para sonhar com o regresso a uma fase final de uma competição maior. Chipre ficará à espreita de surpreender ao melhor estilo do que o APOEL tem feito na Champions League e Andorra festejará qualquer conquistado.

 

Favoritos: Bosnia-Herzegovina, Bélgica

 

GRUPO C
Equipas:

Espanha, Ucrânia, Eslováquia, Bielorrússia, Macedónia, Luxemburgo

 

A queda da Espanha no Brasil chocou o mundo mas a renovação (sem revolução) está em marcha e os campeões europeus não deverão falhar a vitória no grupo. A Ucrânia em situação normal deveria qualificar-se em 2º lugar mas a situação política do país poderá complicar as contas. Assim a Eslováquia de Hamšík vai lutar pela qualificação directa tendo que contar com a oposição da Bielorússia e da Macedónia. Luxemburgo tentará atrapalhar.


Favoritos: Espanha, Ucrânia

 

GRUPO D
Equipas:

Alemanha, Irlanda, Polónia, Escócia, Georgia, Gibraltar

 

Um grupo cheio de curiosidades e com um vencedor anunciado. Os campeões do Mundo não deverão sentir dificuldades no apuramento para o Euro 2016. Fica a luta aberta para a dupla britânica da Irlanda, agora com Martin O'Neill no comando e a Escócia com Gordon Strachan a tentar devolver os azuis às grandes fases finais. Teoricamente mais forte que esta dupla, a turma de Lewandowski é a favorita para terminar em 2º seguindo viagem com os alemães. Geórgia em casa tentará roubar pontos mas sem grandes aspirações e Gibraltar fará a sua estreia internacional levando grandes jogadores e óptimos adeptos ao sul de Portugal já que jogarão no Estádio do Algarve tentando fugir a anunciadas goleadas.

 

Favoritos: Alemanha, Polónia

 

 

GRUPO E
Equipas:

Inglaterra, Suíça, Eslovénia, Estónia, Lituânia, San Marino

 

Não restam grandes dúvidas que as selecções de Inglaterra e Suíça vão dar sequência ao bom trabalho que as levou ao Brasil. Mesmo sabendo-se da habitual tendência inglesa para complicar as contas não deveremos esperar grandes surpresas neste grupo. Claro que as visitas à Eslovénia, Estónia e Lituânia nunca são fáceis e será desse trio que sairá a equipa que sonhará com o play-off. San Marino lutará para evitar goleadas.

 

Favoritos: Inglaterra, Suíça

 

 

GRUPO F
Equipas:

Grécia, Hungria, Roménia, Finlândia, Irlanda do Norte, Ilhas Faroé

 

Claudio Ranieri confirma ser um homem com sorte. Na tarefa de suceder Fernando Santos calha num grupo muito acessível onde a qualificação parece óbvia. A novidade aqui é que podemos assistir ao regresso da Hungria aos grandes palcos das fases finais. Claro que há que contar com a Roménia e até com a Finlândia. Já a Irlanda do Norte parece estar mais longe dos 3 primeiros lugares. As Ilhas Faroé serão o adversário mais apetecido num grupo que pode apurar uma surpresa para França.


Favoritos: Grécia, Hungria

 

 

GRUPO G
E
quipas:

Russia, Suécia, Áustria, Montenegro, Moldávia, Liechtenstein

 

Desta vez Ibrahimovic tem o caminho aberto para carimbar a passagem para a fase final. A Rússia quer apagar a triste imagem deixada no Brasil e preparar-se para um bom Europeu antes de receber o Mundial 2018 em casa. Com os dois primeiros lugares entregues será interessante ver a luta entre a Áustria do avançado Weimann e Montenegro de Jovetić. A Moldávia espreita uma oportunidade de brilhar e Liechtenstein lutará por uns pontitos.


Favoritos: Rússia, Suécia

 

 

GRUPO H
Equipas:

Itália, Croácia, Noruega, Bulgária, Azerbaijão, Malta

 

Quanto ao apuramento directo não restam muitas dúvidas que os mundialistas seguirão para França. Itália é candidata a ganhar o grupo e Croácia ficará tranquila com o 2º lugar. Para o lugar de play-off a luta entre Noruega e Bulgária será grande com maior favoritismo para os nórdicos. Curiosidade para ver o que fará o Berti Vogts, campeão europeu pela Alemanha em 1996, com o Azerbaijão onde já estão desde 2008. Malta tentará somar pontos em La Valletta.


Favoritos: Itália, Croácia

 

 

GRUPO I
Equipas:

Portugal, Dinamarca, Sérvia, Arménia, Albânia

 

No único grupo com 5 selecções e partindo do principio que Albânia e Arménia não têm qualidade para somar pontos suficientes para chegarem aos lugares de apuramento, não será arriscado apostar em Portugal e Dinamarca no topo e Sérvia no play-off. No entanto há que destacar o desenvolvimento futebolístico dos albaneses, com alguns jogadores a actuarem em ligas de topo europeu e a Arménia não será pêra doce, principalmente em Erevan. E também não é liquido que a Sérvia fique de fora dos 2 primeiros lugares. Duelos muito interessantes, quem facilitar corre demasiados riscos.

 

Favoritos: Portugal, Dinamarca