Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

A Entrevista do Presidente

 

Gostei de ver a entrevista ao Presidente do Benfica que marca o arranque da nova época. Acima de tudo fiquei descansado com a ausência de comentários sobre rivais e também com a reacção ao assunto BES.

Luís Filipe Vieira achou que devia falar à nação benfiquista e escolheu a altura que pensou sera a melhor para explicar a situação financeira, as saídas e entradas do plantel de futebol e o rumo que o clube vai seguir.

 

Percebi que o Presidente está preocupado com a situação financeira mas não nos termos que o Expresso noticiou no último fim de semana. A parte em que resolveu falar para a câmara pedindo aos benfiquistas que não se preocupem com as questões bancárias colocou um ponto final na especulação. O clube vai continuar a cumprir e negociar como até aqui. Eu não percebo assim tanto de finanças que me possa pronunciar a fundo por isso espero que a Direcção cumpra o seu dever e pela postura do Presidente parece-me que é isso que vai acontecer.

 

Quanto à debandada dos jogadores da equipa principal penso que ficou bem explicado o porquê de cada saída. De fora posso não concordar com os valores da saída de Garay mas houve uma explicação que tenho de aceitar. Markovic e Oblak sairam pelas cláusulas, André Gomes e Rodrigo já tinham sido negociados no inverno, e nós sabíamos, Cardozo foi terminar a carreira a ganhar mais, Siqueira era impossível de manter a nível de ordenado. Parece-me tudo devidamente explicado. Os três miúdos Cancelo, Cavaleiro e Bernardo foram rodar em clubes europeus na esperança que cresçam e voltem.

 

Quanto às entradas já não me convenço tanto que tenhamos de comprar um Djavan para o vender no mês seguinte porque decidimos avançar para Eliseu que , por acaso, até esteve a preço zero um tempo antes. Mas o Presidente também não desmentiu que falhou nesse aspecto.

Luís Felipe, Candeias, Djuricic, foram outros nomes falados a que Vieira contra argumentou com os casos de afirmação tardia de Enzo ou Oblak. A minha questão é que são muitos jogadores comprados para pouco aproveitamento mas se esta é uma postura assumida só posso lamentar que não acertemos mais nos alvos.

 

Do tema de reforços ouvi aquilo que queria e me parece ser o mais importante, até dia 31 de Agosto teremos o plantel completo, fechado e equilibrado com os jogadores que precisamos. Isto é aquilo que penso ser importante e é a razão principal para eu nunca me pronunciar durante as pré épocas. O que interessa é o que há em Setembro. Até lá aguardemos, não vale a pena sofrer tanto no verão. Se achar que o plantel não é eficiente em Setembro cá estarei para dar a minha opinião.

 

Por falar em pré época, Vieira teve uma saída airosa para contornar os péssimos resultados. Por um lado atirou para cima de Jesus a responsabilidade do planeamento e fraca prestação, por outro aproveitou para dizer que até foi bom para trazer de volta à terra as mentalidades dos adeptos ainda em clima de festejos alertando para as duras batalhas que recomeçam esta semana. Chegou até a dizer que a euforia já deu maus resultados, penso que falava do pós título de 2010.

Tudo muito certo mas o Benfica não pode ir fazer aquela figura miserável num torneio tão prestigiado como é o do Arsenal em Londres. Ou não vamos ou levamos os jogos a sério. O que aconteceu no Emirates Stadium foi triste e foi grave e até ficava bem ao Presidente do Benfica referir isso. Quanto ao resto dos jogos estamos de acordo mas a presença em Londres merecia outros cuidados.

 

Curioso o episódio de Oblak que já chegou a ser oferecido para regressar em troca da saída de outro jogador. Foi recusado. Assim como achei curioso o desmentido sobre Danilo Pereira. Um jogador que sai do Benfica como ele saiu não pode voltar. Óptimo! Eu gostava é de saber o que foi aquele regresso do Pepa para trabalhar no clube há poucos anos, por exemplo. Mas se o caminho é este que apontou com o Danilo fico mais descansado. Espero que não aconteçam mais Pepas.

 

Houve uma indicação muito forte sobre o futuro breve a nível de rumo a seguir, o treinador terá que lidar com os jogadores que vão saindo dos escalões de formação, chegou mesmo a dizer que Jesus não terá outra alternativa porque não podemos continuar a ir até aos 12 milhões de euros para reforçar a equipa e por isso mantém a convicção que o futuro passa por um Benfica com prata da casa. Veremos mas parece lógico que assim seja uma vez que as reduções de ordenados são já uma realidade.

 

É bom saber que o Presidente está ciente da importância que tem para o clube ser Bi-Campeão. Mesmo que não tenha falado nos rivais eu acrescento que o Porto já percebeu bem que é fulcral para eles não permitirem que o Benfica seja campeão este ano, é bom que no Benfica tenham a noção que o bis é o objectivo mais importante da nova época! Se este é o caminho ideal não sei mas percebi que é o traçado pela Direcção baseado no argumento de reduzir custos e orçamento.

 

Mais uma vez sublinho que até dia 31 o plantel ficará equilibrado, quero acreditar nisso e aí falamos. Até lá parece-me que temos um "11" competente para iniciar o caminho, embora a questão do guarda redes me deixe nervoso, não o escondo.

 

Uma palavra para Hélder Conduto: excelente! Estas entrevistas a Presidente ou a treinador na televisão do clube não me envergonham nada, até sinto algum orgulho na maneira democrática como são conduzidas tendo em conta que estamos num canal do clube. Aqui estamos muito bem servidos.

 

O Presidente falou, agora tem a palavra a equipa no domingo. Quem acreditar que é possível cumprir os objectivos que apareça na Luz para ajudar a ganhar o jogo de estreia que, como vimos ontem, não tem sido nada fácil.

5 comentários

Comentar post