Académica 0 - 4 Benfica
Sair do trabalho em Lisboa às 18h, correr para o metro ao encontro de um carro cheio de companheiros determinados a ir dar um salto a Coimbra para apoiar o Benfica a ficar mais perto do Jamor e evitar ter de ver mais um jogo na televisão com comentários tristes, realizações más e imagens manhosas. Isto também é o Benfica.
Chegar a Coimbra meia hora antes de começar o jogo e forçar o frango assado no Calhabé com aquele maravilhoso tinto da casa e batatas fritas como deviam ser todas. Entrar na bancada e ver Ola John rematar cruzado para o primeiro golo e festejar. Arranjar um espaço na bancada para ver melhor o jogo e ver Lima em frente da baliza a corresponder a um cruzamento de maneira certeira e dar dois golos de vantagem. Ainda a festejar o inesperado arranque triunfante e ver ali mesmo de frente Lima isolado a meter uma chapelada de se lhe tirar o... chapéu. Tudo isto é Benfica.
Quando equipa e bancada estão em plena sintonia quanto à vontade regressar ao Jamor o futebol torna-se numa arte tão bonita, tão reconfortante que até custa acreditar que é o mesmo desporto que às vezes quase nos mata de desespero. Hoje correu tudo bem, a fuga Lisboa - Coimbra - Lisboa em dia de trabalho revelou-se certeira.
Já não era preciso mais para termos a certeza que fizemos bem em ir ver ao vivo o apuramento para as meias finais da Taça de Portugal mas Salvio fez questão de nos brindar com mais um golão. Da minha parte agradeço.
Foi perfeito. É isto que queremos. Ambição, determinação e concentração rumo a um objectivo que devia ser levado mais a sério todas as épocas. Esta época podemos voltar ao Jamor e só com duas paragens na Luz. A meia final é para encarar tão a sério como foram encarados todos os jogos até agora.
Bom ver Luisão de volta, bom ver que as renovações não fizeram mal a ninguém como já se andava por aí a agoirar, bom ver Artur fazer duas grandes defesas e sair com a folha limpa de Coimbra. Isto foi à Benfica.
Continuemos neste caminho já no próximo jogo. Agora que vamos andar longe da Luz espero ver esta atitude em todos os jogos.
O Benfica vingou a capital depois daquela humilhação no Jamor no ano passado numa final perdida para Coimbra pelos outros.