O Perfil de Juan San Martín por Rui Malheiro
No final de 2011, cinco jovens uruguaios, Gastón Silva, Gianni Rodríguez, Jim Varela, Elbio Álvarez e Juan San Martín, que acabavam de se sagrar vice-campeões mundiais de Sub-17, foram apontados como futuros reforços do Benfica, num negócio que estaria alegadamente envolvido no processo de renovação de Maxi Pereira e que reflectia a prospecção feita pelos encarnados nos grandes torneios internacionais jovens.
Gastón Silva, central do Defensor Sporting, Gianni Rodríguez, lateral esquerdo do Danubio, e Jim Morrison Varela, médio defensivo do Peñarol, já somaram alguns minutos pelas equipas principais dos seus clubes e estarão presentes no Sul-Americano Sub-20, competição que hoje se inicia. Já Elbio Álvarez, versátil médio ofensivo canhoto e uma das grandes figuras do Mundial Sub-17, e Juan San Martín, ambos do Peñarol, ainda não tiveram a oportunidade de se estrear pela equipa principal e ficaram de fora da lista de convocados para o Sul-Americano.
Juan San Martín foi, do grupo de 5 jogadores, aquele que menos se destacou na grande competição internacional, apesar de ter apontado um golo, nas meias-finais diante do Brasil (3-0), em 263 minutos de utilização. Unidade móvel de ataque, capaz de jogar a partir de um dos flancos ou como (segundo) avançado, mostrou-se particularmente talhado a explorar transições ofensivas. Destro, 1.79, tem na mobilidade, agilidade e velocidade as suas principais armas, mostrando argumentos razoáveis de ordem técnica, que deverá refinar, assim como terá que gerir melhor a sua condição e desgaste físico: luta e corre muito, por vezes até em demasia, o que faz com que raramente complete os 90 minutos. Em zona de finalização, destaca-se, principalmente, em remates cruzados com o pé direito, mas é um aspecto em que, à semelhança do que acontece no passe e nos cruzamentos, terá que tornar-se mais constante e efectivo nas decisões. Um talento interessante, com margem de progressão e que terá, certamente, o seu enquadramento na equipa B ou até, numa primeira fase, nos juniores, já que só completará 19 anos no próximo dia 20 de janeiro.
Por: Rui Malheiro