Inglaterra 1-0 Ucrânia
Ficará para a história como o jogo do golo fantasma da Ucrânia. A partida não foi de grande qualidade, um empate a zero ao intervalo espelhava o que se passava em Donetsk. A 2ª parte começa com o golo do regressado Rooney após mais uma assistência ( a 3ª neste Euro ) de Gerrard. Um golo que obrigava os anfitriões a atacarem e dava conforto aos ingleses que assim venciam pela 2ª vez uma fase de grupos de um Euro ( a 1º foi no Euro deles em 1996 ). A Ucrânia não conseguiu evitar a maldição que se abateu nos organizadores das últimas fases finais de grandes provas e tiveram a mesma sorte que África do Sul, Suíça, Austria e Polónia. Até 2008 22 dos 23 países organizadores de Mundiais ou Euros passaram sempre a fase de grupos.
É verdade que o golo não sancionado a Marko Dević podia ter dado emoção ao final da partida mas até aí a equipa do imprevisível Oleh Blokhin, que voltou a mexer na equipa deixando Andriy Shevchenko no banco apostando em Artem Milevskiy, não convenceu.
A Inglaterra avança e a sua Premier League tem 40 jogadores nos 1/4 de final! As outras ligas mais representadas são as de Espanha (29), Alemanha (28), Itália (24), Grécia (16) e França (16).