Vitória de Guimarães 1 - 0 Benfica
Ao 19º jogo do campeonato a primeira derrota e a primeira vez sem conseguirmos fazer um golo.
Isto começou mal logo quando soube que o jogo ia ser numa 2ª feira à noite. Tendo em conta que seria um dia de trabalho normal a margem de manobra para ir de Lisboa a Guimarães a tempo de ver o jogo era mínima. Quando acontece perceber que não vou poder estar no estádio onde o Benfica joga tudo se complica a nível pessoal. O nervosismo é mais que muito, o desconforto é enorme e a sensação de inutilidade é total. Ver o jogo em casa na televisão é a pior coisa que me pode acontecer quando se trata de jogos oficiais do Benfica.
Tudo isto na ressaca da derrota na Rússia depois de sabermos que o nosso rival na luta pelo título já tinha efectuado o seu passeio anual ao Sado, mais a lesão de Javi Garcia, criou um ambiente tenso antes da partida. Quando vejo que Jesus escolheu um "11" kamikaze só com Matic como médio defensivo apostando tudo num ataque em força com Aimar, Gaitán, Nolito, Rodrigo e Cardozo, senti um calafrio.
O plano não saiu como o nosso treinador imaginou. A ideia seria fazer um golo cedo para depois jogarmos no desconforto do Vitória mas o ataque do Benfica pareceu demasiado ansioso, precipitado e muito bruto. Ninguém tomava a inciativa de rematar de longe, pareciam querer entrar com a bola pela baliza dentro e o golo não aparecia. Acho que entrámos demasiado ansiosos para resolver um jogo que pedia um pouco mais de paciência.
O Vitória percebeu que o jogo ia estar aberto e aproveitou para o partir tentando também sair em contra ataques rápidos já que no meio campo não tinha grande oposição. Teve o mérito de aproveitar uma bola parada para fazer o seu golo e passar a apostar tudo no contra ataque.
Para o Benfica o golo que sofreu nada veio alterar já que a equipa escolhida foi para começar o jogo como se já estivéssemos a perder por 1-0. O problema é que as construções de jogadas continuavam muito previsíveis para a defesa minhota.
Na 2ª parte entrámos exactamente na mesma com a esperança que Aimar, Gaitán ou Nolito sacassem um daqueles lances mágicos que Cardozo ou Rodrigo aproveitassem para empatar. Penso que Jesus demorou muito tempo a lançar Witsel no jogo que também entrou meio perdido naquele esquema desequilibrado. E esperar pelos últimos 5 minutos para chamar Bruno César e Nelson Oliveira também foi algo estranho.
Tudo saiu mal na noite de Guimarães. Percebe-se a ideia mas o resultado foi desastroso.
Na verdade havia uma ligeira vantagem que nos permitia ter uma noite destas sem perdermos o primeiro lugar. Agora não há mais espaço para deslizes. Em Coimbra a história terá de ser bem diferente, temos que voltar ao registo das outras 18 jornadas e , sem invenções, vencer a Académica para depois podermos tentar em casa dar um passo realmente importante contra o 2º classificado rumo ao título.
O problema é que o universo benfiquista a esta hora já entrou naquela depressão típica do "eu não disse?" e já estão a pensar que não se ganha em Coimbra e que na Luz pode haver um desastre e tal. Era bom que se ultrapassasse esta derrota rapidamente a olhar para a tabela, vamos na frente com 2 pontos de avanço. É melhor andar atrás como na época passada em que ganhámos quase duas dezenas de jogos mas não conseguimos reduzir a desvantagem para o líder?!
Esta foi a noite negra desta época, temos razões para acreditar que esta foi a excepção. Nem vale a pena virem colar esta derrota à da Rússia porque não há ligação! Esta noite perderam-se 3 pontos, na Rússia fomos para o intervalo de uma eliminatória a perder 3-2, sendo que a 2ª parte joga-se na Luz e basta um golo para irmos para os 8 melhores da Europa.
Também nós temos que dar uma resposta forte, todos a Coimbra apoiar o Benfica! É aproveitar já que o jogo é num sábado. Por falar nisso, deu um jeitão vermos os outros todos a jogarem no domingo e nós a descansarmos para jogarmos já em plena semana de trabalho, não foi? Quando me vierem justificar este nojo de calendário com jogos às 2ªs e 6ªs feiras lembrem-se desta noite em Guimarães. Valeu de muito o descanso...
Siga para Coimbra.