Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Benfica 4 - 1 Vitória de Setúbal

 

Podemos falar numa versão Benfica.4 em 2012 tal tem sido a limpeza com que entrámos neste novo ano.

Quero começar por dizer que me sabe muito bem a liderança no fecho da 1ª volta principalmente porque jogamos bem, marcamos golos com fartura e , acima de tudo, conseguimos ser líderes incontestados sem aquele barulho de fundo de quem sempre justifica a nossa superioridade com colinhos e afins. Desta vez está tudo calado a ver o Benfica jogar e a ganhar e deve ser desesperante para os antis verem que estes triunfos não metem golos irregulares, penaltis, casos, polémicas e até acontece que acabamos nós com jogadores expulsos. É sem espinhas. É lindo.

 

Sobre as mais de 56 mil pessoas na Luz só quero dizer que é bonito e elogio o esforço que o marketing do clube tem feito para chamar os adeptos à sua casa. Sou do tempo que ter 50 mil nas bancadas da Luz era sinal de meia casa mas temos que viver com a realidade actual. Continuo a dizer que as bancadas deviam estar sempre assim compostas sempre que o Benfica joga. É um momento sagrado e não interessa se é para acabar em 1º no fim da 1ª volta, se é contra o Manchester United ou contra o Santa Clara para a Taça da Liga, nós temos é que ir honrar o Benfica com a nossa presença em vez de irmos lá motivados por factores circunstanciais ou atraídos por adversários poderosos ou rivalidades. Quando perceberem que o que tem de nos fazer ir ao estádio é o emblema do manto sagrado jogaremos em harmonia.

 

Matic era um cepo que a imprensa (e alguns adeptos) não percebia o que vinha fazer para a Luz. Acaba a primeira volta do Campeonato a jogar no lugar de Javi. Não o substitui porque Javi é "só" o melhor jogador a actuar naquela posição na nossa Liga e um dos melhores mesmo a nível internacional, digo eu. Mas Matic provou que é útil e serve para fazer o lugar, como prémio assinou o seu primeiro golo pelo clube. Um barrete.

 

Rodrigo (tal como o ausente Garay) foi mais um bocado de lixo que o Real Madrid despachou para aqui. Andou emprestado ao Bolton na época passada e embora tenha assinado sempre boas exibições pela Espanha (uma das melhores do mundo) foi olhado com desconfiança pela imprensa (e alguns adeptos) sempre pronta a criticar os reforços de Jesus. Ontem à noite Rodrigo assinou uma das melhores exibições individuais que eu já vi na nova Catedral, sem ponta de exagero. Rodrigo foi um regalo para os olhos pelo que jogou, fez jogar, pelos pormenores com que assina as jogadas, pela maneira como busca jogo relvado fora. Um jogão e nem sequer marcou como fez na semana passada. Um barrete.

 

O Nolito veio do Barcelona B a preço zero. Leva já 8 golos mas isso é só um "pormenor" nesta temporada de estreia na Luz. Eu não me lembro de ver um jogador que mostrasse tanta alegria e motivação sempre que é chamado aquele flanco esquerdo. Nolito é a irreverência em pessoa e faz golos de ângulo impossível no seu lado esquerdo. Não é um por acaso, é já imagem de marca. Outro barrete, portanto.

 

Podia continuar os elogios mas não me quero repetir a falar desse avançado vergonhoso que só sabe fazer golos e é um exemplo de violência nos nossos estádios a ter em conta o número de vezes que os árbitros não lhe perdoam uma expulsão.

 

Por um lado não me agrada muito começar os jogos a perder ou a consentir empates para depois irmos em busca da vitória mas sempre é melhor do que levar um golo perto do fim e já não poder reagir. Por outro lado constato que na Luz em 8 jogos sofremos 7 golos. A questão é: Em que jogo é que não tivemos que ir buscar nenhuma bola à nossa baliza? Pois...

 

Tenho que regressar aos destaques individuais para falar de Maxi. Repararam naquele lançamento de linha lateral na 2ª parte? O bom do Maxi não via a quem podia passar a bola ali bem perto da linha de fundo que o Vitória defendia. Viu o Witsel agachado a apertar as chuteiras e não foi de modas, lançou a bola contra as costas do belga e recebeu-a para centrar. Além de hilariante o lance mostra o quanto pode ser inteligente e desenrascado um lateral direito. Maxi Pereira é Benfica!

 

Fomos os primeiros a entrar em acção, despachámos o Vitória com 4-1, confirmámos o 1º lugar e ficámos com o resto do fim de semana sossegado. É assim que eu gosto de estar, é isto que queremos do Benfica. Relembro que ontem começámos sem nenhum dos argentinos (inédito desde 2009) e sem Javi. A resposta foi óptima e há a convicção que finalmente temos mais do que um "11" bom. Há realmente reforços no plantel prontos a serem usados e a manterem o equilíbrio da equipa. Geralmente isso é sinal de êxito. Saúdo o regresso de Gaitán que jogou pela primeira vez em 2012 e já carimbou mais um passe para golo no Campeonato, o 10º!

 

Quarta feira há mais contra o Santa Clara, não se esqueçam no privilégio que é ir à Luz ver o Benfica e apareçam. Os rapazes merecem.

7 comentários

Comentar post