Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Benfiquistas / Benfiquismo

 

Voltemos a Julho. Inicio de Julho. O Benfica regressa ao trabalho mais cedo para preparar o caminho até à desejada entrada na Champions. Começam os treinos do Seixal, na imprensa todos os dias se vendia meio plantel e chegavam dezenas de reforços. Na América do Sul decorria a Copa América que nos roubava alguns jogadores neste arranque. 

Alguns reforços apresentados, especulação à volta das vendas de Coentrão e Roberto e muitos jogadores a trabalhar no Seixal.

Os responsáveis, Jorge Jesus incluído, sempre se mostraram calmos e prometeram que a casa ficava arrumada até ao fim de Agosto. Também se prometeu trabalhar bem para cumprir o grande objectivo de entrar na Champions e começar a Liga com estabilidade.

 

Como vem sendo hábito o universo benfiquista assustou-se e entrou em pânico. Hoje em dia é fácil ler o estado de espirito dos benfiquistas. Os mais influentes opinam nos media, os anónimos enchem a blogosfera de interrogações, desconfianças e uma grande parte até adivinha um grande desastre.  Basta ler aqui nos comentários de Julho e ir aos arquivos dos blogues vizinhos.

 

Por aqui reinou a calma e a paciência. Recusei entrar em comentários precipitados, confiei no trabalho que se estava a fazer e preferi gozar os tempos de Festivais de música, o verão (manhoso) e as férias. Enquanto imprensa e gloriosasfera sofriam com entradas, saídas, dispensas, emprestados e mudanças na Direcção eu optei por aguardar e ver. Até Setembro já se sabe que o futebol moderno não pára. A partir de hoje é que acalma e é possível fazer uma avaliação ao que já foi feito e, sobretudo, ao plantel com que ficamos até Janeiro. 

 

Nuno Gomes

Para trás ficou o choradinho da partida de Nuno Gomes, as hipócritas opiniões na imprensa, a provocadora chamada à Selecção e muitas lamentações do(a)s benfiquistas. Nuno terminava o seu contrato com o clube, contrato esse que ele negociou em anos anteriores. O clube não achou necessário renovar enquanto jogador e propôs que o Nuno ficasse na estrutura do clube. O Nuno achou que podia jogar mais e continuar a fazer golos, optou por se mudar para o clube que pior tem recebido o Benfica depois dos corruptos. Quis ir para a Cidade que nos últimos anos tem dado o braço aos corruptos e passou a mostrar ódio a nós. Ele lá sabe. Os números até agora dizem que o Nuno não é titular, joga pouco, só entra no final dos jogos e golos nem vê-los. Acho que nos faz muita falta...

 

Moreira

Depois saiu Moreira. Aí é que o povo se passou! O Zé não podia sair! Era uma referência do balneário e muito querido dos adeptos. Só que todos os treinadores que passaram pelo clube depois da lesão dele o ignoraram, quase sempre era o terceiro guarda redes e houve a hipótese de ir para o Swansea acabado de chegar à Premier League. A título de curiosidade diga-se que ao fim de umas semanas de trabalho o treinador dos galeses resolveu ir comprar um guarda redes mediano holandês à última da hora que, por acaso, tem sido sempre o titular da equipa até agora. Lá o Zé também não joga.

 

Vendas 

Naturalmente o Benfica chegou a acordo com o Real Madrid para vender Fábio Coentrão. Duras negociações que acabaram com um comunicado à CMVM a declarar que os espanhóis pagavam 30M pelo esquerdino. Bom negócio? Não, nem pensar! A nação encarnada passou dias a discutir a veracidade dos números... Criticou-se o negócio porque cheirava que ainda havia mais trocas. Confirmou-se mais tarde que o Benfica resolveu partir para a compra de um defesa central que o Real não estava a conseguir aproveitar bem. Comprou-se Garay, internacional argentino e que por estas alturas já calou todas as desconfianças à volta da sua chegada. Mas o benfiquista alimenta-se destas novelas e de chamar de malandros a quem decide estes negócios. O Facto é que Coentrão foi um dos jogadores mais caros do defeso e Garay um dos melhores jogadores a entrar na nossa Liga.

Sobrava o pesadelo Roberto. Muita teoria da conspiração, muito medo que o espanhol ficasse por cá. Até que do nada aparece a informação do Benfica anunciando a venda do guarda redes espanhol ao Saragoça pelo mesmo preço que tínhamos pago há um ano. Recebemos até um pouco mais. A CMVM indignou-se e pediu esclarecimentos ao clube como não pede por nenhum outro negócio dos nossos rivais. Tudo explicadinho, tudo certo e uma resolução genial por parte do Benfica. A seguir consegue-se o empréstimo do guarda redes titular da Selecção Nacional e ainda a compra de um dos jovens mais promissores do mundo, Mika que viria a brilhar no Mundial da sua categoria. Artur, Eduardo e Mika são os nossos guarda redes. Muito barulho depois, muitas criticas depois, o Benfica apresenta um conjunto de guardiões de qualidade superior. E ainda temos o miúdo Varela na calha para o futuro.

 

Entre reforços, regressos, dispensados e empréstimos muito se especulou à volta do plantel. Era muito grande, tinha muitos estrangeiros, era desequilibrado.

Olhando agora para o que temos podemos dizer que falta uma alternativa segura a Maxi Pereira, embora Ruben Amorim possa disfarçar, e pouco mais.

Se querem falar de defesas centrais falamos. Temos dois titulares de classe mundial, Luisão ( que segundo a imprensa a esta hora devia estar no PSG ) e Garay. Ambos habituados a jogar no Brasil e Argentina, "apenas" duas mais fortes selecções do Mundo. Há alternativas no banco, não há mais nenhum de classe mundial, isso é verdade, mas que clubes no mundo é que se dão ao luxo de ter três centrais dessa qualidade?

 

No resto da equipa penso que estamos de acordo quanto à qualidade que vieram trazer Nolito, Witsel, Emerson, Garay, Artur e Bruno César e que esperamos muito de Capdvila (embora tenha ficado de fora da Champions) , Rodrigo, Enzo, Mora ou Matic. Só para dar alguns exemplos e não aprofundar muito a análise.

Ou seja, penso que concordamos todos que se arranjou um "11" jeitoso e que há um plantel de qualidade que nos permite olhar o futuro com confiança. Agora é esperar para ver as maiores revelações, os azares, as decepções e essas coisas todas que fazem do futebol um mundo apaixonante. Quanto ao trabalho de preparação e organização da época penso que não restam dúvidas que está aprovado apesar de terem passado o verão todo a agoirar e a desconfiar de quem trabalha no clube.

Cardozo não saiu e anda a fazer golos, Luisão não foi embora e está a comandar a equipa como só ele sabe, passámos as eliminatórias da Champions League com segurança, apesar de se ter escrito que nem defesa íamos ter por causa da Copa América. Só voltámos a fraquejar no já habitual pesadelo que é o jogo inaugural. Mas entretanto já passámos na Choupana onde há um ano morremos para a Liga.

 

Estrangeiros

À medida que a equipa se ia definindo, evoluindo e ultrapassando os primeiros obstáculos o ruído à volta mantinha-se alto. Os adeptos continuaram a assobiar o Cardozo e desconfiados do resto. A imprensa que pouco acertou nas saídas , entradas e empréstimos arranjou um novo "caso" neste Benfica. Em pleno século XXI na era da globalização a nossa imprensa está indignada e pesarosa pelo facto do Benfica ter muitos estrangeiros. Imagine-se que até chega a jogar sem nenhum português! Onde estão os portugueses no Benfica, interroga-se. Onde está a formação do clube, indaga-se. 

O curioso é que toda esta preocupação só serve para o nosso clube. Não querem olhar à volta e perceber que TODOS os clubes sofrem do mesmo problema. O clube corrupto que só merece elogios, o nosso desgraçado vizinho que ostenta a "melhor formação do mundo" são poupados. O problema é a falta de portugueses no Benfica. E tantos benfiquistas, quase sempre o mesmos que passam o verão a criticar tudo e todos, vão nesta conversa e juntam a sua indignação. 

Pois bem, façam agora o favor de ler com atenção:

os quadros que ilustram este texto mostram a composição dos planteis dos três principais clubes do país, o glorioso, o corrupto e o outro.

 

Sabem quantos portugueses tem o clube corrupto elogiado por tudo e todos no plantel  actual? 

Tem CINCO num plantel dominado por NOVE brasileiros! 

 

Sabem quantos portugueses tem a "melhor formação do mundo" no seu plantel desta época?

Tem SETE!

 

E quantos portugueses tem o Benfica no seu plantel, afinal?

Tem os mesmos que o clube com a "melhor formação do mundo", SETE!

 

Querem mesmo continuar com este folclore do excesso de estrangeiros no Benfica? Não há mesmo vergonha nenhuma.

 

Conclusão

Após tanto pânico, tanta critica sabem qual foi o único clube que no agitado dia 31 de Agosto não se mexeu no mercado entre os principais da nossa Liga? Pois... 

Eu só queria ver se o Benfica chegasse ao dia 31 de Agosto e despachasse à má fila dois avançados que começaram a época como titulares e não se fosse buscar nenhum para os substituir. Eu imagino as capas dos jornais de hoje e a loucura que ia por aí.

Eu só queria ver o Benfica a vender o Cardozo a meio do Verão e chegar ao dia 1 de Setembro sem apresentar nenhuma compra de renome...

 

Felizmente, o Benfica construiu o seu plantel a tempo e horas não teve que entrar na agitação de 31 de Agosto e parece que os benfiquistas acalmaram.

 

Agora que estamos em plena época 2011/12 a sério sem entradas e saídas à vista e lançados na Liga e na Europa eu deixo aqui um apelo aos benfiquistas. Todos.

Mostrem lá que o vosso benfiquismo hoje em dia não vive só de escárnio e mal dizer, que são mais do que meros abutres sempre prontos a criticar o Vieira, o Carraça, o Rui Costa, o estádio, a águia, a estátua e o estacionamento. Mostrem lá que no fundo vocês gostam do clube que não há cá Benficas de uns e Benficas de outros, aceitem que estamos em pleno século XXI que os anos 60 já lá vão e assumam o vosso benfiquismo sempre em vez de só o assumirem em pleno Marquês de Pombal. Há ainda muitos red pass para serem vendidos, há muitos jogos para encherem o nosso estádio. Não se fiquem só pelos convites fáceis nem se preocupem só em ir ver o Manchester do Nani. Cumpram o vosso papel de benfiquistas e juntem-se ao esforço e trabalho de quem vos está a dar a possibilidade de voltarem a ter um "11" digno da nossa grandeza. 

O Benfica está aí, vivo com portugueses e estrangeiros, com objectivos e vontade de vencer. E vocês, benfiquistas? Onde andam esses milhões de benfiquistas?

 

Viva o Benfica! 

 

 

PS: Quanto aos portugueses nos planteis há que actualizar a situação: o FCP emprestou o Beto ao Cluj, logo fica com QUATRO porugueses. No Benfica confirma-se que Luís Martins fica no plantel em vez de ir emprestado para o Atlético. 

Benfica 8 portugueses, Sporting 7 portugueses, Porto quatro portugueses. Esperemos pela indignação geral dos nossos media. 

 

 

 

59 comentários

Comentar post

Pág. 1/6