Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Benfica 2 - 0 Trabzonspor

 

Felizmente que cerca de 40 mil adeptos resistiram a mais um verão à volta do Benfica onde o drama de um futuro negro foi o pão nosso de cada dia. Felizmente que estes milhares de adeptos perceberam a importância deste jogo e que deixaram de lado os assobios ao Luisão e ao Cardozo, a pressão ao Artur, os insultos ao Gaitán, a exigência a Ruben Amorim e por aí fora. É que até ao primeiro jogo oficial da equipa montou-se um autêntico circo à volta da vida do clube onde todos batem, lamentam e adivinham uma espécie de holocausto. É correr alguma blogosfera benfiquista, é ler as manchetes dos diários desportivos é ouvir alguns génios comentadores do nosso futebol e percebe-se que as vendas e dispensas foram trágicas, as compras catastróficas e os que ficaram ou querem ir embora ou querem melhores salários.

Ou seja, estava tudo mal para a nação benfiquista. Menos para quase 40 mil que se deram ao trabalho de ir à Luz ajudar o Benfica a conseguir um resultado decente nesta 3ª pré-eliminatória da Champions.

 

 

Tanta polémica na baliza do Benfica e afinal apresentamos um Nº1 que cumpriu muito bem o seu papel ( e no banco está o titular da Selecção portuguesa, nada mal hã? ) dando garantias entre os postes e fora deles.

À frente de Artur há Garay que facilmente entrou e se impôs na equipa e que será sem dúvida um dos melhores centrais a jogar em Portugal esta época. Uma contratação muito valiosa que o ruído à volta da venda de Coentrão insistiu em desvalorizar. Acho que não dúvidas quanto ao valor do argentino, certo?

 

Ao lado de Garay apresentou-se Luisão. O capitão está com vontade de mudar de ares se aparecer mesmo uma proposta boa para ele e para o clube. Está a ser tão sincero quanto bom profissional dentro de campo. Chegou, treinou e exibiu-se a alto nível e quando assim é vamos assobiar quem está a jogar a este nível ajudando o Benfica a atingir os seus objectivos? Hoje Luisão esteve impecável.

Nas alas tivemos Ruben Amorim no lado direito a dar tudo enquanto teve forças e um surpreendente Emerson que agarrou o lugar jogando muito certinho a defender e procurando subir pela certa na esquerda. Reforço acertado e muito útil que está à altura de Capdevila.

A defesa não sofreu golos, espero que a imprensa destaque tanto este facto como andou preocupada em dizer que a equipa sofria golos desde não sei quando.

 

Do meio campo para a frente poucas novidades, só Enzo Perez se estreou o que não deixa de ser curioso depois de tantas criticas ao número elevado de contratações. Na hora certa grande parte da equipa era a da época anterior.

Jorge Jesus apostou pelo seguro mas a equipa na primeira parte parecia presa de movimentos e não conseguia criar grandes lances de perigo. Era preciso agitar e para isso era preciso arriscar lançar sangue novo. Entrou Nolito, o tal que fui "buscar" a Barcelona em Abril, e o futebol atacante mudou para muito melhor. Velocidade, improviso, técnica e adaptação rápida à equipa fez com que Nolito fosse mesmo o homem da noite marcando um belo golo e deixando outras acções importantes em campo. Já com Witsel e Super Máxi em campo a equipa finalmente desprendeu-se e chegou a entusiasmar tendo como ponto alto o golaço de Gaitán, o tal que andaria chateado por não ser aumentado...

 

O Trabzonspor não é má equipa , o nome engana, e como se tinha visto no valioso relatório elaborado por Rui Malheiro sabem jogar com a bola nos pés e vai ser preciso muita atenção e concentração nos primeiros minutos na Turquia.

Como isto não foi um jogo de exibição , coisa que muito boa gente parece não ter percebido, foi um jogo a contar para a qualificação da prova mais importante do mundo a nível de clubes temos que avaliar o resultado final e pedir mais que um 2-0 seria exigir de mais a uma equipa em construção com semanas de trabalho e muito ruído perturbador à volta.

 

Há um ano entrámos na época oficial a perder 0-2 com exibição fraca e depois tarde nos endireitámos. Esta época começamos a vencer por 2-0 com uma exibição na 2ª parte bem aceitável e espero que nos embale para um arranque bem positivo.

 

Agora entretenham-se lá a ir vender mais meia equipa, a contratar mais 10 jogadores, a denunciar mais jogadores insatisfeitos com salários, mais jogadores fartos do treinador e por aí fora. Eu por mim fiquei satisfeito com esta exibião e , principalmente, com este resultado. Aposto que Nolito vai ser uma das figuras da temporada, assim como Witsel, Garay ou Emerson.

Já nem digo nada à malta que sai do estádio ao minuto 80'... Ainda bem que há resumos para verem o que perderam outra vez.

Começou a época 2011/12 e começou bem apesar das nuvens negras. Agora deixem-se de tretas e vão lá comprar o Red Pass.

10 comentários

Comentar post