Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

O Grande Torino Merece Ser Lembrado, Benfica...

 

A 3 de Maio de 1949 o Benfica recebeu o grande Torino no Estádio Nacional num jogo particular que serviu para homenagear o nosso jogador Francisco Ferreira. O Benfica venceu por 4-3 a equipa italiana que tinha vencido os últimos 4 campeonatos nacionais! Infelizmente terminou em Lisboa o futebol mágico do Torino já que a 4 de Maio, faz hoje precisamente 62 anos, o avião que transportava a equipa caiu e não houve sobreviventes.

 

Este é um pedaço da história do Benfica que não devia ser ignorado nem esquecido. Há muito bom benfiquista que nem sabe deste episódio. O Benfica além de andar a namorar jogadores do Varzim e a visitar o Vasco da Gama e negociar com Atlético de Madrid, devia assumir oficialmente uma forte e respeitosa ligação com o histórico clube italiano. Podia hoje relembrar este facto no seu site oficial e podia convidar o Torino para vir jogar uma Eusébio Cup, por exemplo.

Mas para isso era preciso que as cabeças pensantes da SAD viessem aqui aprender alguma coisa sobre o passado do Sport Lisboa e Benfica.

 

Do Wikipédia:

A tragédia de Superga foi um acidente aéreo ocorrido a 4 de Maio de 1949. Às 17:05 horas , o Fiat G212 que levava a bordo toda a equipa do "Torino Calcio" chocou com a fachada da basílica de Superga, perto de Turim.

 

Na jornada 34 da temporada 48-49, o Torino tinha 4 pontos sobre a Internazionale e faltando 4 jornadas e 8 pontos por jogar, a Liga declarou-o campeão. Seu avião havia se chocado contra a igreja de Superga a umas milhas de Turin, regressando de um amistoso com o Benfica de Lisboa. Não houve sobreviventes. Acabou-se neste dia a história da melhor time italiano de todos os tempos, e um dos maiores da historia do futebol, o Grande Torino da década de 40.

3 comentários

Comentar post