Recompensa Para os Chulos
a fila dos borlistas
Hoje era para estar aqui no blog uma reavaliação à equipa do PSV e um texto motivador para o resto da época do Benfica.
Infelizmente sou obrigado a falar de coisas mais desagradáveis que continuam a acontecer no nosso clube em efeito de dominó. Depois do sangrento domingo e de zero explicações oficiais ( houve um adepto que ficou cego de um olho no rescaldo do festival de detenções ) o clube resolve tomar uma atitude que tinha tudo para ser elogiada não fosse o "pormenor" de passar por cima e desrespeitar os sócios mais fieis que o clube tem! Mais uma vez desrespeitam precisamente os sócios mais dedicados ao clube.
Após o sorteio da Liga Europa o Benfica informou os seus associados com lugares cativos que podiam (deviam) comprar o seu ingresso para o jogo dos 1/4 de final contra o PSV marcado para 7 de Abril na Luz. Eu, como sempre, fui a correr à bilheteira garantir a minha entrada. Paguei 12 euros. Como eu muitos mais sócios repetiram o gesto até ontem.
Ontem fui surpreendido por e-mail e por sms pelo meu clube que resolveu passar-me um atestado de estupidez. Eu todos os outros consócios que já tinham pago para garantir a sua presença amanhã na Luz.
O Benfica resolveu criar a campanha débito directo que tem como objectivo premiar-me por ser detentor de um RedPass e ter o pagamento das minhas quotas de sócio por débito directo.
E premeiam como?
Ora, a recompensa é ter direito a levantar 2 convites para o jogo de amanhã.
Ou seja, depois de eu ter ido pagar 12€ antecipadamente, depois de eu ter mostrado ao meu clube que podem contar com o meu dinheiro e o meu apoio, muito tempo antes de saber que ia ver o Benfica oferecer o título nacional no nosso estádio, muito tempo antes de ter sido agredido e ferido pela PSP nas instalações do nosso estádio.
Para que é que eu quero dois convites se já gastei dinheiro no meu bilhete? Só se for para levar para o estádio alguém que até ontem não quis pagar para ver o Benfica. Se não quiseram é porque não merecem viver uma noite europeia no nosso estádio. Ou então estão a convidar-me para eu levantar dois bilhetes e ir vendê-los perto da estátua do Eusébio como eu vejo sempre nos grandes jogos e aí sem a resistência das nossas autoridades, candonga pura que se pratica à luz do dia na nossa casa. Obrigado, mas não sou candongueiro.
Então voltemos atrás para tentar perceber qual é o propósito desta campanha: premiar-me por ser detentor de um RedPass e ter o pagamento das minhas quotas de sócio por débito directo... Onde está o prémio?! Ir para uma fila interminável em dia de trabalho para ter dois convites?!
Resolvi ir interrogar os funcionários do meu clube, fui ao Departamento de Sócios à hora de almoço. Tirei a senha, esperei e fui chamado ao balcão 20. Quem me atendeu não teve a dignidade de querer saber com quem estava a falar, não me perguntou o nome, nem quis saber com que tipo de sócio estava a falar, não olhou para o número de associado. Limitou-se a ver o meu redpass, o meu cartão de sócio e o meu bilhete para o PSV.
Expliquei que fui ali para me devolverem os meus 12€ para depois eu ir levantar os tais convites. Fui informado que não há reembolsos.
Mostrei a minha indignação e perguntei então que raio de campanha era esta que apenas confirma que eu sou um otário em ter pago para ver um jogo que quase toda a gente vai ver de borla.
E aí o funcionário disse-me que eu percebi mal. A campanha, segundo o nosso departamento do sócios, visa encher o estádio! Eu ainda sei ler e como tinha o mail ali à mão no iphone mostrei-lhe o nome da acção: Campanha Débito Directo, e apontei para a frase que falava em premiar-me por ser detentor de um RedPass e ter o pagamento das minhas quotas de sócio por débito directo. Em lado nenhum do mail (nem do sms) fala em encher o estádio.
Em vez de me explicarem esta injustiça o senhor resolveu reduzir a minha presença ali a mau feitio e má fé minha. Perguntei se era justo aquelas dezenas de pessoas estarem ali numa fila para irem de borla ver um jogo enquanto eu paguei. Se , por acaso, o clube não estava a virar a situação ao contrário; castigar quem compra a tempo e horas o seu ingresso , compensar os que não querem gastar dinheiro e não querem ir ao estádio.
Aqui a resposta é genial. O funcionário cheio de orgulho diz que eu estou enganado e a fazer juízo errado de quem está na fila para a bilheteira porque ele até conhece umas quantas pessoas que lá estão e não duvidam do seu benfiquismo. Pois eu passei por lá e não reconheci ninguém.
O funcionário sorriu e achou normal porque, segundo ele, trabalha ali há 9 anos e conhece as pessoas.
Bestial, 9 anos!
Com muito paciência agarrei no cartão de sócio apontei para o número 17 mil e tal e informei-o que estava a falar (discutir?) com um sócio emblema de prata que paga quotas há mais de 27 anos e sabe de cabeça a dezena de jogos que não viu nos estádios da Luz nas últimas 3 décadas.
Informei também os presentes que se me querem premiar, o que acho positivo e justo, então que me ofereçam o bilhete para o Philips Stadion para o jogo da 2ª mão já que tenho a viagem para a Holanda comprada e estadia paga. Agora compensarem a passar atestadas de parvoíce eu, humildemente, dispenso.
A ideia seria óptima se garantisse que os tais que pagam a tempo e horas têm uma borla e ainda podem levar alguém consigo. A idéia é triste porque aparece desesperadamente à última da hora para disfarçar a todo o custo a falta de adesão popular a um jogo importantíssimo.
Assim, realmente, é fácil fazer campanhas. Mesmo que para isso se pise e passe por cima precisamente daqueles que mais dinheiro metem no clube em termos de bilheteiras e quotas.
Pergunto eu se não passou pela cabeça dos génios do departamento de Marketing promover o jogo desta maneira simples e eficaz que o Ndrangheta sugere... Não custava muito , pois não? Era só preciso que tivéssemos lá a trabalhar malta com memória de Benfica superior aos 9 anos evocados pelo funcionário do Departamento de Sócio.
Eu como sócio do Benfica, merecedor de campanhas recompensadoras e tudo, afirmo sem problemas que prefiro ter na Luz amanhã 20 ou 30 mil sócios que compraram o seu bilhete do que ter 40 ou 50 mil na sua maioria borlistas.
Isto porque se não foram muitos a perceber a importância capital deste jogo é porque a maioria é muito burra e pouco benfiquista. Se foram poucos os que pagaram o seu bilhete a tempo e horas é com esses que a equipa pode contar amanhã para arrancarmos para mais uma grande noite europeia.
Dos borlistas, em maioria amanhã, o que eu espero é o de sempre. Assobios e insultos a jogadores que vestem o manto sagrados, lenços brancos, impaciência, incompreensão e abandono do estádio antes dos minutos finais para irem fazer coisas mais importantes. Se ganharmos será a euforia mas a euforia também se faz com 20 ou 30 mil.
Quem tem de encher as bancadas é a nossa equipa e a nossa Direcção. A nossa equipa tem que jogar o futebol que sabe ( no ano passado não foi preciso nada disto para esgotar a Luz nesta altura contra o Liverpool, pois não? ) e a Direcção tem que "jogar" com os nossos sentimentos e a nossa memória como tão bem o Ndrangheta exemplifica.
Isto de dar bilhetes desta maneira parece coisa de Braguinha a abrir portas da Pedreira.
Não concordo, lamento e fica aqui exposta a minha revolta.
Vou encaminhar este texto para o endereço de e-mail que me deram no Departamento de Sócios e aqui peço a vossa particular atenção: showroom@slbenfica.pt
Portanto, um sócio emblema de prata quer contestar algo que lhe parece relevante e dirige-se a um... showroom ?! Não podiam criar um endereço tipo reclamações@slbenfica.pt ou dep.socios@slbenfica.pt ? Não, showroom é bonito. Parece que vou falar para uma parede. Ou se calhar é esse mesmo o objectivo, não se sabe.
Como confio mais que estas minhas palavras sejam lidas se forem parar ao e-mail de Miguel Bento, responsável do Marketing do Benfica, vou juntar o seu endereço.
Quanto aos meus dois convites façam o favor de os meterem onde quiserem ( o mais certo é irem parar à mão de candongueiros ) .
E assim estamos em vésperas do jogo mais importante do ano até agora.