Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Vitória/Olegário 2 - 1 Benfica

 

 

 

Depois de um arranque em falso com duas derrotas nos dois primeiros jogos da Liga houve uma vitória em casa e duas semanas de descanso para acertar objectivos. O mercado fechou e nada mais se fez, o Presidente falou dois dias antes do quarto jogo da Liga que foi vergonhosamente marcado para uma sexta à noite impossibilitando a maior parte dos adeptos de Lisboa a irem apoiar a equipa, nomearam um árbitro com um historial negro em jogos nossos e no dia do jogo o nosso autocarro volta a ser atacado na mesma zona do país onde (provavelmente) as mesmas pessoas já tinham repetido a façanha há meses atrás. É normal que o façam já que habitam num espaço onde os criminosos estão habituados a viver assim sem que ninguém lhes toque.

 

Tudo para correr mal. Tudo correu mal.

Para o meio país não benfiquista, ou anti-benfiquista se preferirem, a alegria imensa de ver o Campeão abatido ao fim de um mês de temporada. Está tudo bem, voltaram os dias da felicidade pela infelicidade do inimigo.

Para nós um misto de sentimentos entre a desilusão e a grande revolta por tudo aquilo que se viu na última noite que se julgava já impossível de acontecer em Portugal, um roubo daqueles à descarada onde vale tudo. Olegário nem procurou disfarçar, foi mesmo à grande.

 

Faço crónicas de todos os jogos do Benfica há muitos anos e posso dizer que raramente meto árbitros ao barulho nos meus textos. Só quando acho que é realmente demais e fico com a sensação que fomos derrotados por duas equipas e não por mérito do adversário.

Este jogo em Guimarães é daqueles que ficam para a história com a nossa equipa praticamente toda amarelada, com lances para penalti indiscutíveis, com foras de jogo a anularem jogadas de golo, com faltas e respectivos amarelos em lances que os nossos jogadores nem chegavam a tocar nos adversários, com entradas assassinas a jogadores nossos que facilmente se transformam em cartão amarelo para o nosso capitão, enfim só visto.

 

E jogou assim tão mal o Benfica que tenha merecido sair de Guimarães derrotado. Não. Eu já vi durante muito anos o Benfica a jogar, eu sei o que é ver a minha equipa a jogar mau futebol e devo dizer que neste jogo isso não aconteceu.

Jogamos muito menos que na época passada? Sim, jogamos. Mas jogamos muito mais futebol que o Guimarães, dominámos a maior parte do jogo, criámos oportunidades e jogadas que podiam acabar em golo caso não houvesse erros de fora de jogo, ou caso se marcassem faltas básicas do futebol como é um pontapé em cheio no pé de um jogador nosso dentro da grande área adversária.

Portanto, sou da opinião que fizemos os mínimos para sair com os 3 pontos de Guimarães. Quem segurou o empate foi Olegário, quem equilibrou o Vitória foi Olegário. Com um árbitro isento o resultado teria sido ao contrário.

 

Não sou de esconder as fraquezas com arbitragens mas Olegário obrigou-me a escrever desta maneira. Eu sei que a equipa continua presa de movimentos, que quando perdemos uma bola no ataque há enormes dificuldades com o reposicionamento defensivo em campo, eu arrisco dizer que Jesus ainda não percebeu que com esta equipa não pode continuar a insistir no modelo da época passada, não faço puto de ideia porque raio entra o César Peixoto na 2ª parte, aliás foi ele que perdeu a bola para o Vitória dar o golpe final do jogo depois de ter resistido o jogo todo com a protecção de Olegário.

 

Ou seja, eu sei que há muito por corrigir na nossa equipa mas essas correcções aparecem com as vitórias, com os bons resultados. O que se está a passar é que nós entrámos mal preparados na temporada mas com a esperança de jogar o suficiente para ir ganhando e evoluindo, e encontrámos um sistema de arbitragens mais violento de sempre pronto a não nos deixar levantar a cabeça para respirar.

Desta vez veio Rui Costa, Vieira, Jesus, e até os jogadores queixarem-se daquilo que vem sendo óbvio. Mas já vieram tarde, agora já está o trabalho feito, agora já entregámos um trabalho de um ano ao próximo. Agora sim, o futebol português está bem e a funcionar em pleno tal como o conhecemos, já aliança Porto-Braga-Sporting faz sentido, já podemos começar a negociar os lugares do campeonato. Desta vez não há Super Benfica como na época passada, vamos correr por fora a época toda.

 

Nunca esperei dizer isto ao fim de um mês de temporada mas a realidade é que fomos comidos e fomos muito inocentes em pensar que mantendo alguns craques isto ia ser como na época passada. Nunca vi na minha vida o Benfica perder 3 dos primeiros 4 jogos do campeonato, nem em anos que a nossa equipa era pouco mais que deprimente. Mas também nunca tinha visto soltarem as feras da arbitragem desta maneira violenta logo nas primeiras 4 semanas de vida de uma liga.

Passemos então ao boato número 2: JJ só quer saber da Liga dos Campeões. Ok,  venha de lá o Hapoel para ver onde isto vai parar.

 

Para que nãos nos esquecemos do que aconteceu na última noite fica aqui para ver e relembrar como se fabrica um resultado em Portugal:

29 comentários

Comentar post

Pág. 1/2