Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Bola do campeonato será branca (obviamente, digo eu)


A bola oficial dos campeonatos profissionais de futebol para esta época será branca. A Liga oficializou na manhã desta sexta-feira a mudança da cor do esférico, depois de a bola cor-de-laranja ter merecido críticas dos operadores televisivos e de um grupo de daltónicos.

Em comunicado, a Liga Portuguesa assume que "os jogos da Liga Zon Sagres, Liga Orangina e Taça da Liga da época 2010/2011 serão jogados com a bola Jabulani de cor branca". "A bola de cor laranja poderá manter-se em utilização nas demais actividades regulares dos clubes, uma vez que tecnicamente é igual à bola utilizada no Campeonato do Mundo de 2010", acrescenta ainda em comunicado o organismo que tutela as competições profissionais de futebol.

As novas bolas serão entregues aos clubes a partir da próxima quinta-feira, 5 de Agosto, e já serão utilizadas nos jogos da primeira jornada dos campeonatos profissionais.

A decisão da Liga surge na sequência de um conjunto de protestos dos operadores televisivos, que consideraram que a cor não era adequada para as transmissões, e também de daltónicos, que se queixavam que a cor da bola a tornava invisível a quem sofre de deuteranopia, uma variante da doença que torna irreconhecível cores como o vermelho e o laranja.

Para os portadores desta disfunção, o esférico é verde, da mesma cor do relvado, o que provoca confusão para quem assiste às partidas, no estádio, mas também nas transmissões televisivas.

A Liga Portuguesa foi sensível aos argumentos e prometeu, há duas semanas, que encontraria uma solução, prevendo mudar a cor do esférico em Novembro. Um acordo com a marca que fornece o material desportivo para as competições nacionais permitiu, no entanto, fazer a alteração a tempo da primeira jornada do campeonato de futebol.

 

 

in Público

3 comentários

Comentar post