Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Tetra Campeões

Red Pass

Tetra Campeões

Serie A 2015/16: Clube a Clube

imgo1-638x425.jpg

Chegou à Benfica TV a principal liga italiana de futebol. Se nos anos 80 o calcio era o sonho de qualquer jogador e amado por adeptos de futebol de todo o mundo, hoje em dia a realidade é outra. A Serie A perdeu muito do seu encanto e entrou em decadência. A falta de interesse aumentava com a fraca qualidade de futebol apresentada e com o aumento de problemas de corrupção. A verdade é que em Itália tentou-se sempre combater os problemas externos ao futebol e até a Juventus já passou pela 2ª divisão.

Actualmente a liga italiana está em plena recuperação, recheada de jovens valores que sustentam a Selecção Azzurri e com os clubes a fazerem sérios e ricos investimentos para recuperar a glória dos seus clubes. O maior exemplo vem de Milão onde os dois emblemas gigantes tentam sair do buraco negro onde caíram nas últimas épocas.

A Juventus é a grande favorita mas vamos ver como vivem depois da partida de Pirlo. Chegaram craques de nível mundial às várias equipas que lutam por lugar na Europa do futebol onde na temporada passada os italianos já marcaram forte presença nas datas decisivas.

Há a curiosidade de ver Paulo Sousa à frente da Fiorentina e acompanhar os portugueses Mário Rui no Empoli, Diogo Figueiras no Génova, Bruno Fernandes na Udinese, João Silva no Palermo e Pedro Delgado no Inter.

 

Aqui fica a apresentação de cada uma das equipas da Serie A com destaque para o treinador, craque, promessa, contratação e onze provável de cada clube. Bem vindos à Serie A 2015/16:

 

ATALANTA

Treinador - Edy Reja: Leva 35 anos como treinador e está habituado às lutas do fim da tabela. Quer dá continuidade ao bom trabalho da época passada e levar o clube a um ano tranquilo.

Craque - Mauricio Pinilla: Mais uma época com grandes golos na Serie A, é o que se espera do avançado chileno que pode formar boa dupla com German Denis.

Contratação - Jasmin Kurtic: o esloveno já deixou água na boca na pré época com um grande golo contra o QPR. Este reforço de 26 anos pode ser a mais valia da equipa de Reja

Promessa - Luca Cigarini: o médio defensivo pode ter uma época de afirmação depois de ter sido desejado pelo Swansea.

Onze provável: Sportiello; Canini, Stendardo, Bellini, Cherubin; Carmona, Cigarini, Kurtic, Moralez; Pinilla, Denis

 

BOLONHA

Treinador - Delio Rossi: o experiente técnico de 54 anos teve um regresso triunfal ao activo quando o Bolonha o foi buscar há poucos meses tentando garantir o regresso à liga maior. Objectivo cumprido e Rossi continua a sua aventura fazendo esquecer a saída da Fiorentina em 2012 depois de agredir Adem Ljajić.

Craque - Luca Rossetini / Daniele Gastaldello: dupla de veteranos que garante estabilidade e experiência nos sectores mais recuados da equipa.

Contratação - Antonio Mirante: uma excelente aposta para a baliza. Foi resgatado ao falido Parma.

Promessa - Lorenzo Crisetig: o médio de 22 anos está emprestado pelo Inter e é uma das grandes esperanças do futebol italiano. Presença habitual nas camadas jovens da selecção italiana.

Onze provável: MIRANTE; M'baye, GASTALDELLO, ROSSETINI, Masina, BRIGHI, CRISETIG, RIZZO; BRIENZA; Acquafresca, Cacia

 

CARPI

Treinador - Fabrizio Castori: curiosamente, este é o 18º trabalho do treinador Castori mas parece ter arranjado o clube certo para progredir. É o grande obreiro da fantástica subida do clube que se estreia na Serie A graças a um excelente aproveitamento de jogadores jovens.

Craque - Jerry Mbakogu: o atacante nigeriano de 22 anos vai tentar dar seguimento à excelente época passada onde fez 15 golos.

Contratação - Luca Marrone: um médio possante que foi uma promessa da Juventus há seis anos. Agora com 25 anos irá tentar afirmar-se entre os grandes numa equipa jovem.

Promessa - Kevin Lasagna: numa equipa tão jovem é complicado destacar uma só promessa. Além de Lasagna há que ter em atenção Antonio Loi e Alessio Sabbione.

Onze provável: BRKIC; Letizia, Romagnoli, Spolli, Gagliolo; MARRONE, LAZZARI, Lollo; Lasagna, Mbakogu, WILCZEK.

 

CHIEVO

Treinador - Rolando Maran: O grande mérito da fuga à descida esteve na organização defensiva e por isso a aposta para esta temporada deverá ser semelhante apesar da partida de alguns jogadores importantes da equipa.

Craque - Sergio Pellisier: A prova que em Itália não há jogadores velhos, este ponta de lança tem 36 anos e renovou recentemente por mais 3! Essencial no balneário e decisivo em campo.

Contratação - Paul-Jose M'Poku: um jovem avançado belga .que deu nas vistas no despromovido Cagliari e que pode agora comprovar a sua qualidade no ataque dos amarelos.

Promessa - Alberto Paloschi: Foi chamado por Antonio Conte em Maio à Selecção e aos 25 anos quer provar que é um dos avançados italianos a ter em conta no futuro.

Onze provável: Bizzarri; Frey, Gamberini, Cesar, CACCIATORE; Birsa, Radovanovic, Hetemaj, PEPE; M’POKU, Paloschi

 

EMPOLI

Treinador - Marco Giampaolo: Maurizio Sarri deixou uma herança pesada que o novo treinador do Empoli terá de contornar. Giampaolo vai para o sétimo clube em onze anos e não tem grandes feitos para apresentar, sendo que não deixou saudades em Brescia ou no Cesena. Desafio complicado.

Craque - Massimo Maccarone: É o goleador da equipa, leva 50 golos em 131 jogos e já conta com uma passagem pelo Middlesbrough. A sua experiência será importante.

Contratação - Lukasz Skorupski: o guarda redes vem emprestado pela Roma, é internacional pela Polónia e até chegou a jogar na Champions League na última época. Uma boa campanha pode valer o regresso à capital.

Promessa - Riccardo Saponara: um médio muito versátil que espreita uma oportunidade nas opções de Conte na Selecção.

Onze provável: SKORUPSKI; COSTA, CAMPORESE, Rui, Laurinini; Signorelli, GUARENTE, Saponara, Croce; Maccarone, Pucciarelli

 

FIORENTINA

Treinador - Paulo Sousa: Depois de três anos com Vicenzo Montella a Fiorentina aposta num salto qualitativo com Paulo Sousa que traz os títulos de campeão de Israel e Suíça como cartão de apresentação. Espera-se bom futebol, com mentalidade atacante no grande teste do treinador português.

Craque - Giuseppe Rossi: Depois de ter falhado toda a época anterior é enorme a expectativa à volta do regresso do atacante que fez 16 golos em 21 jogos na última temporada a jogar.

Contratação - Mario Suarez: É uma forte aposta para o centro do terreno onde pode fazer várias posições como médio.

Promessa - Federico Bernardeschi: o rápido extremo italiano fez uma pré época muito prometedora que incluiu um bis frente ao Barcelona.

Onze provável: Tatarusanu; ASTORI, Rodriguez, Pasqual; Badeji, SUAREZ, Valero, Fernandez, Bernardeschi; Babacar, Rossi.

 

FROSINONE

Treinador - Roberto Stellone: O jovem técnico de 38 anos vive o sonho de se estrear na Serie A com o Frosinone que também está entre os grandes pela primeira vez. Roberto terá de ser Stallone, como o Sylvester, para evitar a descida e surpreender o mundo.

Craque - Aleandro Rosi: É o ponto de referência na defesa, aos 28 anos Rosi já tem experiência de Serie A suficiente para ajudar os seus companheiros nesta nova aventura.

Contratação - Raman Chibsah: depois da passagem pelo Sassuolo, o ganês vem trazer poder e velocidade ao futebol do Frosinone.

Promessa - Nicola Leali: é a grande esperança italiana na baliza da selecção pós Buffon. A Juventus empresta-o pela segunda vez e adivinha-se que terá muitas oportunidades de mostrar valor.

Onze provável: LEALI; Crivello, DIAKITE, M.Ciofani, ROSI; Paganini, Gucher, CHIBSAH; Altobelli, Dionisi, Lupoli

 

GÉNOVA

Treinador - Gian Piero Gasperini: o treinador de 57 anos tem o desafio de fazer um bom trabalho pelo terceiro ano seguido no clube. Não se espera menos que nova qualificação europeia mas a concorrência advinha-se mais forte.

Craque - Diego Perotti: o argentino de 27 anos é a maior aposta para o sucesso atacante da equipa de Génova. A ver se não sai até ao fim do mercado de transferências.

Contratação - Goran Pandev: é o regresso a Itália do avançado internacional pela Macedónia depois de uma má experiência no Galatasaray da Turquia.

Promessa - Mattia Perin: mais uma grande esperança italiana entre os postes, espera-se uma boa época do jovem guarda redes de 22 anos.

Onze provável: Perin; De Maio, Burdisso, Edenilson; Antonini, Kucka, Rincon, LAZOVIC; PANDEV, Pavoletti, Perotti

 

INTER

Treinador - Roberto Mancini: com um forte investimento para o clube voltar aos dias de glória, Mancini terá que provar ser o homem certo para devolver o clube de Milão à ribalta do futebol italiano.

Craque - Mauro Icardi: espera-se ainda mais do jovem argentino que na época passada apontou 22 golos. É figura em destaque na equipa de Mancini.

Contratação - Geoffrey Kondogbia: grande contratação para o meio campo do Inter. O jovem médio defensivo vindo do Mónaco terá que fazer esquecer Kovacic.

Promessa - Davide Santon: comprado ao Newcastle em Janeiro, o defesa de 24 anos ainda não convenceu mas continua a ser aposta de Mancini para a nova época.

Onze provável: Handanovic; MONTOYA, MIRANDA, Ranocchia, Santon; Guarin, KONDOGBIA, BROZOVIC, Hernanes; JOVETIC; Icardi

 

 

JUVENTUS

Treinador - Massimiliano Allegri: Ninguém espera menos que a conquista do titúlo e uma forte campanha europeia depois da presença na final da Champions em Junho. A ver como será o primeiro ano pós Pirlo.

Craque - Paul Pogba: Até ao final do mês, o francês é a grande figura da Juve mas vamos ver se resistem a tanta oferta milionário pelo novo "10".

Contratação - Mario Mandzukic: As passagens pelas ligas da Alemanha e Espanha foram suficientes para Allegri apostar no croata na sucessão de Tevez que fez 50 golos nas últimas duas épocas.

Promessa - Daniele Rugani: a época no Empoli convenceu os dirigentes da Juventus que contam com o jovem defesa no plantel para este época.

Onze provável: Buffon; Lichtsteiner, Bonucci, Chiellini, Evra; KHEDIRA; Marchisio, Pogba; Pereyra; MANDZUKIC, Morata

 

 

LAZIO

Treinador - Stefano Pioli: o homem que levou a Lazio à final da Taça italiana e apurou os romanos para a pré eliminatória da Champions League está em estado de graça na capital mas terá de repetir a boa época para continuar a ter futuro na capital.

Craque - Felipe Anderson: o atacante brasileiro explodiu aos 22 anos numa época memorável cheia de golos e assistências. A ver se mantém o nível esta temporada.

Contratação - Sergej Milinkovic-Savic: grande aposta no médio sérvio de 20 anos que brilhou no Genk. Pioli acredita nele para o seu modelo de três médios. Custou 9 milhões €.

Promessa - Danilo Cataldi: a grande esperança dos adeptos da Curva Nord, Cataldi vem da formação do clube e já brilhou pelos sub-21 de Itália. Luta para ser o futuro capitão da Lazio.

Onze provável: Marchetti; Basta, De Vrij, Mauricio, Radu; Parolo, Biglia, Lulic; Candreva, Klose, Felipe Anderson

 

MILAN

Treinador - Sinisa Mihajlovic: o sérvio que brilhou no Inter enquanto jogador tem agora o desafio da sua vida no clube rival. O Derby della Madonnina será ainda mais interessante mas o objectivo principal é devolver a dignidade ao gigante de Milão. Houve forte investimento e espera-se que com a dedicação e disciplina de Mihajlovic o AC Milan possa voltar ao topo.

Craque - Alessio Romagnoli: é a aposta total do treinador para a defesa, 25 milhões € para trazer o jovem italiano da Sampdoria, onde estava por empréstimo da Roma, e fazer dele a figura maior do sector.

Contratação - Carlos Bacca: se o colombiano continuar a marcar com a facilidade com que marcou em Sevilha, o Milan tem aqui um grande trunfo no ataque.

Promessa - Andrea Bertolacci: já brilhou no Génova e até já foi internacional pela Azzurri 3 vezes, o jovem médio é mais do que uma esperança em Milão.
Onze provável: Diego Lopez; De Sciglio, ROMAGNOLI, Zapata, Antonelli; Montolivo, De Jong, BERTOLACCI; Bonaventura; BACCA, LUIZ ADRIANO

 

NAPOLI

Treinador - Maurizio Sarri: o excelente trabalho feito no Empoli valeu-lhe o convite para treinar o clube da sua cidade. Sarri tem um valente desafio pela frente, implementar as suas ideias num grupo de trabalho forte que tem os olhos voltados para topo, Liga dos Campeões incluída.

Craque - Marek Hamsik: o eslovaco tem sido figura de proa e capitão da equipa nos últimos anos mas quer dar um salto qualitativo que pode acontecer com o modelo de jogo de Sarri.

Contratação - Allan: as exibições pela Udinese levaram o brasileiro para Nápoles onde se espera que evolua ainda mais. Potencial não lhe falta, é jovem e tem tudo para ser figura de destaque no meio campo.

Promessa - Lorenzo Insigne: tem a oportunidade de se afirmar como médio atacante esta época e sonhar com a Selecção italiana.

Onze provável: REINA; HYSAJ, Koulibaly, Albiol, Ghoulam; ALLAN, VALDIFIORI, Hamsik; Insigne; Callejon, Higuain

 

PALERMO

Treinador - Beppe Iachini: há três anos a liderar a equipa, um recorde no reinado do presidente Maurizio Zamparini, o especialista em subidas de divisão conseguiu um tranquilo 11º lugar. O desafio é fazer melhor e não cair na luta da manutenção.

Craque - Franco Vazquez: é o jogador de confiança do treinador, o médio fez uma bela época registando 10 golos e 11 assistências. Com a partida de Dybala é a figura maior do Palermo.

Contratação - Oscar Hiljemark: o sueco de 23 anos começa a época exibindo a medalha de campeão europeu de sub 21 ganha a Portugal e espreita um lugar no meio campo do Palermo. Se igualar o nível que mostrou no PSV, pode ser uma referência entre os médios rosas.

Promessa - Luca Rigoni: tarda em se afirmar como grande alternativa na Selecção mas tem tudo para dar o salto para um clube maior se repetir as boas exibições como médio goleador.

Onze provável: Sorrentino; Vitiello, Gonzalez, EL KAOUTARI; Rispoli, Rigoni, HILJEMARK, Chochev, Lazaar; Vazquez, Belotti

 

ROMA

Treinador - Rudi Garcia: o 2º lugar não foi uma má classificação tendo em conta o poder futebolistico da Juventus mas os adeptos da Roma exigem mais e quem a equipa a lutar pelo título. É um desafio pressionante para o francês que terá margem de manobra menor esta temporada.

Craque - Miralem Pjanic: aos 25 anos o médio atacante bósnio está no auge da sua carreira e tem uma grande oportunidade para se afirmar como um dos melhores do mundo na sua posição.

Contratação - Edin Dzeko: espera-se um impacto imediato com a chegada do goleador a Roma. 85 golos na Alemanha e 71 em Inglaterra são mais do que promessas. O entendimento com o compatriota Pjanic pode ser decisivo no sucesso da equipa.

Promessa - Alessandro Florenzi: menino querido dos adeptos, o jovem de 24 anos já mostrou alto nível na época passada. Esta temporada tem que manter o ritmo para ser uma opção na Selecção italiana no meio campo para o Euro 2016.

Onze provável: De Sanctis; Maicon, Castan, Manolas, Cole; De Rossi, Nainggolan, Pjanic; SALAH, DZEKO, Gervinho

 

SAMPDORIA

Treinador - Walter Zenga: se levarmos em conta o desastre recente do confronto europeu com o Vojvodina, não se adivinham tempos fáceis para o ex treinador do Catania. A ver como o lendário guarda redes retribui a aposta do excêntrico presidente Massimo Ferrera.

Craque - Eder: uma das revelações no sistema de Mihajlovic, vamos ver como o jogador nascido no Brasil se adapta ao sistema de Zenga.

Contratação - Fernando: médio brasileiro muito promissor, que já chegou à Canarinha de Dunga, foi comprado ao Shakhtar Donetsk por 8 milhões € e deve ser uma das figuras da Samp desta temporada.

Promessas - Roberto Soriano: o médio que já é internacional italiano está no bom caminho para ser referência no sistema de jogo de Zenga.

Onze provável: Viviani; CASSANI, MOISANDER, Silvestre, ZUKANOVIC; E. BARRETO, FERNANDO, Soriano; CASSANO; Eder, Muriel

 

SASSUOLO

Treinador - Eusebio Di Francesco: um dos mais jovens treinadores da Serie A, 45 anos, que conta com uma bela história à frente do modesto Sassuolo que teima a continuar a conviver entre os grandes. Já vai em 3 anos de liderança.

Craque - Francesco Acerbi: o defesa central do Sassuolo tem sido a grande figura da equipa e vai continuar a ser, seguramente.

Contratação - Gregoire Defrel: o francês que marcou 9 golos pelo despromovido Cesena vai ter a dura tarefa de fazer esquecer Zaza.

Promessa - Domenico Berardi: o jovem atacante já não engana, figura maior da selecção sub-21 e já sobre a propriedade da Juventus, Berardi só tem de continuar a evoluir para imitar a ascenção de Zaza.

Onze provável: Consigli; Vrsaljko, P. Cannavaro, Acerbi, Peluso;, Missiroli, Magnanelli, Biondini; Berardi, DEFREL, Sansone

 

 

TORINO

Treinador - Giampiero Ventura: aos 67 anos vai para a sua 5ª temporada com equipa de Turim. A estabilidade tem sido o segredo do sucesso da equipa grená que espera ocupar a parte de cima da tabela italiana.

Craque - Kamil Glik: o capitão de equipa é o melhor jogador do Torino e o mais respeitado por adeptos e colegas. Símbolo do clube do Toro em campo.

Contratação - Daniele Baselli: contratado ao Atalanta, o médio box-to-box já foi chamado à selecção e só tem 23 anos. Espera-se evolução e confirmação no meio campo do Torino.

Promessa - Marco Benassi: marcou pela Itália contra a Inglaterra no último Euro sub-21 e despertou a atenção do Bournemouth. Mantém-se em Turim à procura de confirmar o seu espaço no ataque.

Onze provável: Padelli; Maksimovic, Glik, Moretti; Peres, BASELLI , Vives, Gazzi, ZAPPACOSTA; Lopez, Quagliarella

 

UDINESE

Treinador - Stefano Colantuono: veio substituir Andrea Stramaccioni após um reinado convincente de 5 anos no Atalanta. Tem a difícil tarefa de aumentar a qualidade jogo perdida na recta final da época passada e dar ao renovado estádio da Udinese um futebol decente.

Craque - Antonio Di Natale: vai fazer a 12ª época no clube a caminho dos 38 anos. Incontornável e essencial.

Contratação - Duvan Zapata: vem emprestado pelo Nápoles e pode ser o par ideal para Di Natale na frente de ataque.

Promessa - Marco Faraoni: grande esperança no jogador que veio do Inter em 2012 e que ocupa as alas defensivas.

Onze provável: Karnezis; Danilo, Heurtaux, Piris; Widmer, Guilherme, ITURRA, Fernandes, Badu; ZAPATA, Di Natale

 

 

VERONA

Treinador - Andrea Mandorlini: um treinador convicto do seu sistema e que é criticado por ser inflexível tacticamente, vai ter de ser convincente nesta sua segunda época na Serie A e a tarefa não parece nada fácil.

Craque - Luca Toni: o eterno ponta de lança foi o melhor marcador da época passada com 22 golos. Aos 38 anos tornou-se o mais velho a cometer a proeza. Em Verona espera-se que mantenha a mesma fome de golos. É o abono de familia.

Contratação - Giampaolo Pazzini: vem no Milan com 31 anos e quer se juntar a Toni na luta veterana pelo golo.

Promessa - Romulo: o jogador nascido no Brasil mas naturalizado italiano promete concretizar as expectativas à sua volta como médio centro.

Onze provável: Rafael; Romulo, Moras, Marquez, PISANO; Sala, VIVIANI, Halfredsson; Juanito, Toni, Jankovic

 

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post