Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao Tetra

Red Pass

Rumo ao Tetra

Que a Tradição do Dia 24/4 se Mantenha

 Benfica-beat-Juventus.jpg

O dia 24 de Abril marca o meu aniversário. Se no resto do ano tenho que gerir convites para jantares e almoços de anos de amigos e familiares que festejem em dia de Benfica, no meu dia tudo se resolve facilmente. Se o dia é meu, eu é que decido. A decisão só pode ser ir ver o Benfica. Dificilmente se escolhe um sitio melhor para se estar no dia de aniversário do que estar a ver o nosso clube jogar.

 

Desde 1973 não foram muitos os jogos que calharam a 24 de Abril, mesmo assim já há uma lista curiosa que amanhã conhece nova entrada. O balanço é muito positivo, sendo o jogo com a Juventus, a goleada com o Olhanense e a vitória no Algarve ao Estoril os jogos mais especiais. 

 

Em 1977 na 25ª jornada o Benfica goleou o Portimonense por 5-1. Golos de Chalana, Nelinho, José Luís, Shéu e Nené, pelo Benfica. Fernando marcou pelos algarvios treinados pelo nosso campeão europeu, José Augusto. Acabámos campeões nacionais.

 

pacoecia.jpg

Em 1988 o Benfica perdeu em Faro. Aconteceu na ressaca da grande noite europeia vivida na Luz quatro dias antes quando o Benfica garantiu o regresso à final da Taça dos Campeões batendo o Steua de Bucareste. 

Na 31ª jornada de um campeonato já dado como perdido para o Porto, o Benfica jogou com Silvino; Carlos Pereira, Dito, Edmundo e Fonseca; Shéu (capitão); Diamantino, Nunes (Wando 45') e Chalana; Chiquinho e Pacheco ( Tó Portela 72').

Toni era o treinador e o Farense ganhou por 1-0, golo de Ademar aos 14'. 

 

Em 1999 houve clássico no meu dia de anos. Na fase negra do Benfica salvou-se um empate 1-1 na Luz depois do Porto ter estado em vantagem antes do intervalo quando Zahovic fez o 0-1. Resposta na 2ª parte com um golo de Bruno Basto aos 48'. Antes, Nuno Gomes tinha falhado um penalti aos 17 minutos. O Benfica de Souness alinhou com Preud'Homme; Sousa, Paulo Madeira, Ronaldo e Harkness; Poborsky (Saunders 65'), Andrade (Kandaurov 60'), Calado e Bruno Basto; Nuno Gomes (Cadete 65') e João Pinto.

 

Em 2004 primeiro dia de aniversário passado no novo estádio. Vitória tranquila contra o Estrela da Amadora por 3-1. Camacho escolheu a seguinte equipa: Moreira; Armando, Luisão, Ricardo Rocha e Fyssas; Miguel, Fernando Aguiar (Zahovic 81'), Manuel Fernandes e João Pereira (Tiago 67'); Sokota (Geovanni 67') e Nuno Gomes (capitão). 

Marcaram Nuno Gomes de penalti, Sokota e Miguel pelo Benfica, Davide fez o golo do Estrela. 

Pouco tempo depois o Benfica regressava à conquista de troféus batendo o Porto no Jamor na final da Taça de Portugal. 

 

 No ano 2005 o famoso jogo no Algarve contra o Estoril aconteceu no meu dia de anos. Vitória arrancada a ferros depois de estarmos a perder 1-0 com golo de Paulo Sousa aos 12'. Luisão empatou aos 76' e Mantorras deu a vitória aos 82'.

Trapattoni fez alinhar: Moreira; João Pereira, Luisão, Ricardo Rocha e Fyssas (Karadas 52'); Petit e Bruno Aguiar; Geovanni (Carlitos 62'), Nuno Assis (Mantorras 32') e Simão; Nuno Gomes. Foi o ano em que voltámos a ser campeões. 

 

Já em 2010 o caminho para o título estava aberto e no dia 24 de Abril recebemos e goleámos o Olhanense por 5-0. Três golos de Cardozo, Di Maria e Aimar marcaram os outros. O campeonato foi conquistado semanas depois em casa com Rio Ave, o primeiro de Jorge Jesus. Aqui podem recordar a crónica do jogo.

 

Em 2014 aconteceu magia. A Juventus veio à Luz jogar a primeira mão das meias finais da Liga Europa e o Benfica resolveu dar uma prenda inesquecível, uma vitória por 2-1 com um golão de Lima na baliza onde costumo ver os jogos. Depois em Turim confirmou-se a passagem à final que ia ser jogada no estádio da Juventus. Uma noite memorável.

 

Que se cumpra a tradição de felicidade no dia 24. 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post