Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

O Livro do TRI

índice.jpg

 

Em 2003, quando o Rui Malheiro me convidou para fazer parte do blog colectivo Terceiro Anel, se me dissessem que 13 anos depois eu ia ser co-autor de um livro com prefácio do Presidente do meu clube e com o carimbo oficial do Benfica, eu não acreditava.
Na altura só escrevia sobre música e achei estranho começar a publicar textos sobre futebol. Rapidamente ganhei o gosto e aos poucos atrevi-me a escrever sobre o meu clube. Os anos passaram e aventurei-me em blogues pessoais só dedicados ao Benfica. Primeiro o Encarnado e Branco e desde 2009 o Red Pass. Sempre adorei ler sobre futebol, sou consumidor compulsivo de revistas e livros à volta do grande jogo.
Quando o João Tomaz, veterano nestas lides literárias sobre o clube, me desafiou para documentarmos o ano mágico do TRI nem hesitei na resposta. Nunca esquecerei a vontade descontrolada de começar a escrever mesmo antes de falar com o sábio Jaime Cancella de Abreu sobre os pormenores dos capitulos de um livro que tinha a cara da Prime Books.
 
Agora que O Livro do Tri já está à venda queria só partilhar a honra e o orgulho que senti em escrevê-lo com o Tomaz.
Pessoalmente, foi incrível voltar aos jogos do TRI um a um e reescrever as suas crónicas. Voltar a ver as excelentes fotografias e ajudar na difícil selecção das melhores de um arquivo cheio de preciosidades da autoria dos grandes João Trindade e Isabel Cutileiro. Ter a preciosa ajuda do pessoal do Jornal O Benfica, especialmente da Magda Mota e do Rui Mendes.
 
Há várias curiosidades no livro como um código legível por smartphones que nos levam logo para o resumo de cada jogo do Tri ou a compilação de imagens dos craques no instagram mas destaco o apanhado que fizemos de uma frase por jogo retirada de páginas/blogues dedicados ao Benfica. Cabelo do Aimar, Tudo Por Ti Benfica, O Indefectível, Guachos Vermelhos, Universo Benfica ,BENFILIADO, Mágico SLB, Deixa Passar o Maior de Portugal, Não Se Mencione o Excremento, Gordo Vai à Baliza, Nova Geração Benfica ou o Eternamentebenfica entre muitos outros.
 
Agora que falta meio mês para o começo de uma nova maratona e, para muitos, chega a época de férias, é um excelente momento para saborear o TRI em forma de livro. Espero que gostem.

5 comentários

Comentar post