Mutantes. Durante a metade inicial do exercício, à semelhança de 2015/16, Tuchel alternou a utilização do 4x1x4x1 e do 4x2x3x1 como estruturas táticas preferenciais. Mas nunca escondeu a sua predileção por estruturas com três defesas, algo que colocou em prática, com veemência, no último mês, à medida que o seu leque de opções foi alargando. Por isso, nos últimos jogos, o Borussia apresentou-se mais próximo de um 3x5x2, com variações para 3x4x1x2 e 3x4x3, fruto do posicionamento de Dembélé, sagaz a desdobrar-se entre o papel de quinto médio e de terceiro avançado, no apoio a Aubameyang e Reus. Na Luz, face à desastrosa prestação, no último sábado, ante o Darmstadt (1-2), Tuchel poderá sentir-se tentado a recuperar uma estrutura com quatro defesas, de forma a equilibrar mais a equipa.

 

Contundência ofensiva. Mantendo alguns princípios fundamentais do futebol a todo o gás de Klopp, como a agressividade superlativa colocada na reação à perda, recorrendo a uma asfixiante pressão alta ou média-alta, e os veementes contragolpes, onde Aubameyang, referência ofensiva de grande mobilidade e agressividade, e Reus, cirúrgico no último passe, perspicaz a desmarcar-se e letal como finalizador, assumem um papel decisivo, Tuchel privilegia futebol de posse e dominador, o que conduziu a um robustecimento do jogo interior, mesmo não abdicando da exploração vigorosa dos corredores laterais. Apesar da forma cirúrgica com que alterna a circulação de bola pelos três corredores, o que lhe permite chegar com facilidade a zonas de finalização, uma das armas mais utilizadas em ataque organizado é a busca da profundidade através de passes de rutura, aproveitando o posicionamento subido da última linha rival. Em jogos mais embrulhados, os lances de bola parada são um dos pontos que o Dortmund busca exaustivamente.

 

Debilidades defensivas. O sector defensivo tem denotado uma tremenda falta de estabilidade, bem patente nos erros na definição da última linha – convidativos a que o adversário explore as suas costas – e a nível posicional, nomeadamente no espaço entre centrais e, principalmente, entre central e falso lateral. Além disso, a forte vocação ofensiva faz com que se exponha excessivamente no momento de transição defensiva, nomeadamente sobre os corredores laterais, mas também no central, fruto dos riscos assumidos nas saídas em condução e pelas dificuldades de assimilação de alguns conceitos de uma defesa a três, sobretudo quando Sokratis denota muitas dificuldades no um contra um defensivo em velocidade: algo que o jogar mais explosivo de Jiménez ou de Rafa poderá retirar mais dividendos do que o estaticismo oportunista de Mitroglou.

 


Autor: Rui Malheiro/Record