Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao Tetra

Red Pass

Rumo ao Tetra

A Taça Ibérica de 1983

bdd17e74ab1f862fbc4c3630917a87cb.jpg

A menção que fiz à Taça Ibérica na crónica da final da Taça CTT, despertou alguma curiosidade entre leitores que não sabiam ou não se lembravam desta conquista. 

Recorro ao blogue Em Defesa do Benfica para explicar melhor esta competição que o Benfica venceu depois de perder em Espanha por 2-1, deu a volta na Luz com uma vitória por 3-1:

 

Em 1983/84 as federações dos dois países ibéricos decidiram organizar a Taça Ibérica, com a participação dos campeões em 1982/83, de Espanha e Portugal. A federação que acolhesse o jogo decisivo (2.ª mão) oferecia o troféu.

O sorteio ditou a 1.ª mão em Bilbau e a segunda na Saudosa Luz. O Benfica recebeu da FPF o troféu, semelhante à Supertaça. Imaginação é coisa rara na FPF. Ainda hoje!

Há duas notas a realçar nestes encontros entre o clube mais português de Portugal e o clube mais basco de Espanha. Entre os dois jogos - em Bilbau e Lisboa - o Benfica deslocou-se, no domingo, ao estádio do FC Porto, as Antas, para vencer, por 1-0, o FC Porto na final da Taça de Portugal de 1982/83 disputada no... Porto!

 

Em 1983/84 a Taça Ibérica iniciou uma temporada histórica para os dois emblemas: o Benfica foi Bicampeão. (...) O Athletic Club também foi Bicampeão de Espanha mas nunca mais voltou a conquistar o principal troféu espanhol.

 

 

2 comentários

Comentar post