Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Red Pass

Rumo ao 38

Red Pass

Rumo ao 38

Um Canto, Um Golo, Uma Vitória ?

 

2-0 , 4-3, 2-0, 1-0, 2-1, 2-0, 2-0, 2-0.

 

Esta é a série de vitórias que o Benfica tem na Luz nos últimos derbis disputados em provas oficiais. Do 2-0 de Fevereiro deste ano, seguindo-se o 4-3 para a Taça de Portugal em Novembro do ano passado até ao último 2-0 da sequência distam seis anos só com vitórias!

Junte-se mais dois empates, 0-0 em Setembro de 2007 e 1-1 em Abril também de 2007 e chegamos ao dia em que Sporting fez um golo na Luz a contar para o campeonato pela última vez!

 

Portanto, o Sporting está sem marcar um golo na Luz para a Liga há mais de 7 anos e não vence um jogo em nossa casa desde Janeiro de 2006, há mais de 8 anos!

A história diz-nos que em termos de campeonato nacional os derbis na Luz registam este "equilíbrio": 14 vitórias do Sporting e 45 do Benfica.

Neste momento a sequência de vitórias no estádio da Luz vai em 6 nos últimos 6 derbis.

 

Portanto, o que importa saber é se no domingo o rival consegue fazer um golo.

Bem, se quisermos baixar um pouco a fasquia, para não criar muita pressão, fica o desafio de conseguirem ganhar um canto, vá. Em Fevereiro nem isso conseguiram e estavam a fazer a melhor época dos últimos largos anos.

 

Tudo isto para dizer que os números revelam uma superioridade arrasadora na última década de derbis. Basta dizer que desde que Jesus chegou à Luz só por uma vez em 13 jogos é que perdeu. Uma derrota em treze confrontos !

Isto é mais do que suficiente para justificar a tranquilidade com que os benfiquistas encaram estes jogos nos últimos anos. Há sempre a hipótese de uma noite má e acontecer uma surpresa? Pois há! Esse é o encanto do futebol e por isso é que assistimos divertidos a mais uma semana de euforia verde a prometerem a vitória que não acontece há mais de 8 anos. Mas a confiança está lá e isso é muito bom porque esta última década de vitórias na nova Luz tem muito mais piada com aquela mancha verde a murchar sempre até ao fim de cada jogo.

 

Esta época o derbi da Luz acontece muito cedo e não traz nenhuma carga emotiva extra porque não decide rigorosamente nada. Até aqui o Benfica fez o que não costuma fazer, venceu os primeiros dois jogos da Liga, e por isso o descanso para mais um derbi é total.

A vitória neste jogo tão especial tornou-se tão banal que a ansiedade, a expectativa, o nervoso miudinho desapareceram nos últimos tempos. A confiança é total e só esperamos que não aconteça nenhuma surpresa. Mas esta é a expectativa normal para todos os jogos do campeonato contra qualquer equipa, pode sempre acontecer algo inesperado. Já vi a Académica ganhar na Luz, o Marítimo a empatar, o Estoril ... nem me quero lembrar disso.

Enfim, há sempre aquela dúvida que anima isto. Mas perante estes registos não há argumentos que nos tirem o sono.

Domingo lá estaremos para mais um jogo especial , que sempre o será, e preparados para mais um resultado normal porque aqui ninguém se cansa de ganhar ao rival.

 

Sejamos, pois, normais.

 

1 comentário

Comentar post